Mulheres lideram 41,2% dos negócios ativos no Maranhão
Apoiadas pelo Sebrae, mulheres conquistam espaços cada vez mais destacados e planejam avançar, comprometidas com a excelência e a inovação.
Dados de novembro de 2024 da Receita Federal, revelam que o Maranhão possui 291.969 empresas formais e ativas. Destas, 41,2% são comandadas por mulheres, nas faixas etárias de 35 a 39 anos e de 30 a 34 anos, enquanto que os homens lideram 57,8%.
Na distribuição por setores, as mulheres são mais frequentes no setor do Comércio, comandando 48,03% dos negócios. Em seguida vem o setor de Serviços, com 42,62% e a Indústria, com 6,12%.
Entre os segmentos econômicos com maior participação de sócias mulheres, o destaque é para o de Saúde e Bem-Estar, que aglutina 18,4% das empresas ativas com sócias mulheres, evidenciando o protagonismo feminino em áreas relacionadas ao cuidado e à qualidade de vida. Outros segmentos de destaque são Moda e Confecção, com 14,3% e Supermercados, Hipermercados e Atacadistas de Alimentos, Bebidas e Fumo, com 10,7% de mulheres liderando o negócio.
Mulheres como Ceiça Pinheiro, proprietária da fábrica de Chocolates Paladino, personificam essas estatísticas. Desde 1994, a empreendedora junto com sua mãe, Maria de Lourdes construíram uma jornada empresarial cuja missão é transformar o cacau em experiências únicas para seus consumidores.
Com determinação e visão empreendedora, Maria de Lourdes criou a marca Chocolates Maroto que, ao longo dos anos, conquistou espaços no mercado e hoje, Paladino, é referência no Norte e Nordeste do Brasil.
Doce Trajetória
Em 2012, a Chocolates Maroto passou por uma mudança de identidade, com uma atualização na marca que fortaleceu ainda mais a presença no mercado, passando a se chamar Paladino. Essa transformação marcou o início de uma nova era, consolidando uma empresa como sinônimo de qualidade e inovação no setor de chocolates.
Em 2014, a parceria com a maior rede varejista do Maranhão abriu portas para uma expansão significativa, permitindo que os chocolates da marca chegassem a um público ainda maior.
No início, a produção era de 6 toneladas por ano. Mas, com investimentos em tecnologia e inovação, a empresa ampliou rapidamente sua capacidade para 12 toneladas. Atualmente, durante a Páscoa, um dos períodos mais movimentados do ano, a Paladino alcança uma produção de 40 toneladas de chocolate, totalizando 76 toneladas anuais de chocolate.
Investimentos em embalagens, identidade visual, branding e capacitação técnica e consultorias para adequação às normas NR 10 e NR 12, estão entre as ações em que ela contou com o apoio do Sebrae.
Com isso, Ceiça Pinheiro avançou com o empreendimento, apostando em inovação e atualmente na diversificação dos produtos para atender a um mercado em constante evolução. “A Paladino tem investido na diversificação de seu mix de produtos e está estudando a ampliação de sua linha com novas delícias, como alfajores, biscoitos e tabletes de chocolate, agregando valor e aumentando sua competitividade do negócio”, avalia a empreendedora.
O resultado desse investimento é uma marca forte não apenas no Maranhão, mas em franca expansão no Norte e Nordeste, em um crescimento planejado com base na inovação e no cuidado permanente com o negócio, mantendo a essência inicial, mas buscando ser um símbolo de excelência no mercado de chocolates.
Atendimento: elas são a maioria
Maria de Lourdes personifica outra estatística importante. Ela simboliza a maioria dos empreendedores que buscam atendimento no Sebrae. Nesse quesito, as mulheres são a maioria, representando 51% dos atendimentos realizados pela instituição no período de janeiro a novembro de 2024.
Em geral, elas buscam soluções para melhorar a gestão, o marketing, as finanças e a presença digital. Também investem em consultorias para inovação e apostam na identidade visual, na tecnologia e na transformação digital como ferramentas de diferenciação. Além disso, são participantes ativas de ações de capacitação e de projetos como o Delas, de eventos e grupos colaborativos destinados ao fortalecimento dos negócios, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e cooperação produtiva.
A diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Edila Neves, ressalta que o Sebrae tem atuado para apoiar as mulheres de negócios do Maranhão. “Nossa atuação é no sentido de valorização da mulher, de sua jornada empreendedora. Com capacitação, consultorias e nossas soluções, temos ajudado as mulheres a vencer obstáculos e a se diferenciarem no mercado. Nosso objetivo é ver um número cada vez maior de mulheres empreendendo com sucesso, contribuindo para o nosso estado e sendo reconhecidas”, manifestou-se a diretora.
Desafios e conquistas
Em sua jornada como empreendedora, Ceiça Pinheiro relata os desafios enfrentados no dia a dia.
“Ser empreendedora é enfrentar desafios diariamente, que exigem de você um constante aprendizado e dedicação e uma constante capacidade de superação. Dizem que a mulher é capaz de resolver múltiplas tarefas. E aí a gente, vivenciando o mundo do empreendedorismo, realmente constata isso. Porque a mulher tem que, além da dedicação para o negócio, também tem a família, algo até mais importante do que um negócio. Então, a mulher tem que, sim, ter várias competências e habilidades e isso é muito desafiador e muito gratificante ao mesmo tempo”, explica ela.
A empreendedora destaca sua maior conquista como mulher que empreende, que são a autovalorização e o reconhecimento da sociedade, a família, que representam a comprovação da competência feminina diante de um negócio.
“Todo negócio requer muita responsabilidade e isso para uma mulher é uma valorização imensurável. A gente se sente mais respeitada, mais valorizada, o que é muito, muito, muito gratificante, por nos permitir uma independência e uma liberdade. Essa conquista compensa todos os desafios, os sofrimentos e as dores diárias. Posso dizer que vale a pena passar por tudo isso”, conclui a empreendedora.
“Empreendedoras maranhenses são inspiração e exemplos de resiliência, inovação e visão estratégica. No Sebrae, temos orgulho de contribuir para que essas mulheres transformem sonhos em negócios sólidos e importantes. Nosso compromisso é seguir promovendo oportunidades de capacitação, acesso ao mercado e desenvolvimento, para que elas possam não apenas superar desafios, mas se destacarem como líderes e impulsionadoras do crescimento econômico do nosso estado. Ver tantas mulheres conquistando seu espaço é motivo de celebrar e reforçar a importância de continuar investindo no empreendedorismo feminino”, afirmou Édila Neves.