Maracatu Baque Mulher São Luís recebe Mestra Joana Cavalcante na Semana da Consciência Negra
A programação conta com oficinas de Maracatu, vivências em escolas, exibição de documentário e rodas de conversa sobre o protagonismo e as resistências de mulheres na cultura popular e no axé.
De 20 a 25 de novembro São Luís recebe o som do Maracatu, regado de axé, pelas mãos da Mestra Joana Cavalcante. Pela primeira vez em São Luís, a idealizadora do Movimento de Empoderamento Feminino Baque Mulher irá oportunizar uma imersão na musicalidade e fundamentos do Maracatu Nação, manifestação artístico religiosa reconhecida pelo IPHAN como patrimônio cultural imaterial do Brasil.
Mulher negra, mãe de santo no terreiro de candomblé Ylê Ashé Oxum Deym e moradora da periferia de Recife, em Pernambuco, Joana D’arc Cavalcante é a primeira mulher a ser mestra de uma Nação de Maracatu de Baque Virado – a Nação de Maracatu Encanto do Pina. Em 2008, fundou o Movimento de Empoderamento Feminino Baque Mulher, que hoje possui mais de 38 filiais ativas no Brasil e na Europa.
O coletivo de Maracatu, tocado exclusivamente por mulheres, reconhecidas como Feministas do Baque Virado, ecoa a cultura ancestral e negra pelos quatro cantos do país e além. Na capital maranhense, desde de 2020, o Maracatu Baque Mulher São Luís tem fomentado debates sobre o protagonismo e direitos das mulheres na cultura.
E como forma ampliar a discussão com outros grupos, mestras, mestres e brincantes da cultura popular, o coletivo preparou uma programação para Semana da Consciência Negra, durante a qual serão promovidas atividades que prometem fortalecer não só a batucada, mas também a luta feminista e antirracista contra as opressões sociais, como o machismo, o racismo ambiental e religioso, violências enfrentadas todos os dias, principalmente, quando se é mulher negra, da favela e do axé.
As batuqueiras do Baque Mulher São Luís estarão reunidas em rodas de conversa, oficina de Maracatu Nação, vivências com estudantes e professores e exibição do documentário “Mães do Pina”, que estreia o projeto Cine Yalodê, uma oportunidade de conhecer histórias que transformam vidas, especialmente de mulheres, narradas por meio da tela do cinema.
A programação da “Mestra Joana em São Luís” começa nesta quarta-feira (20), dia de Zumbi e da Consciência Negra, que pela primeira vez é feriado nacional instituído pelo governo federal por meio da lei 14.759/23.
Programação completa da “Mestra Joana em São Luís”:
20 de Novembro (quarta-feira)
Mesa Redonda: “Raízes De Resistência: o protagonismo de Mestras na Cultura Popular”
Local: Solar Maria Firmina, Rua Rio Branco, Centro
Horário: Às 15h30 (Gratuito, aberta ao público geral)
21 de Novembro (quinta-feira)
Vivência de Maracatu com Mestra Joana
Local: Escola Municipal
Horário: Às 9h (Exclusiva para estudantes e professores)
Imersão Baque Mulher São Luís
Local: Centro Estadual de Referência da Mulher Negra (CERMN), Rua do Sol, Centro.
Horário: Às 19h (Exclusiva para batuqueiras do BM São Luís)
22 de Novembro (sexta-feira)
Imersão Baque Mulher São Luís
Local: Centro Cultural Mandingueiros do Amanhã, Rua da Estrela, Centro Histórico.
Horário: Às 19h (Exclusiva para batuqueiras do BM São Luís)
23 de Novembro (sábado)
Imersão Baque Mulher São Luís
Local: Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN), no João Paulo
Horário: a partir das 9h (manhã e tarde) (Exclusiva para batuqueiras do BM São Luís)
24 de Novembro (domingo)
Oficina de Maracatu com Mestra Joana
Local: Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN), no João Paulo.
Horário: 14h às 17h
Valor: R$50,00 (inscrições abertas para o público geral com vagas limitadas.)
25 de Novembro (segunda-feira)
Vivência de Maracatu com Mestra Joana
Local: Escola Municipal
Horário: Às 9h (Exclusiva para estudantes e professores)
Cine Yalodê – “Mães do Pina” (Doc, 1h10min), seguido de roda de conversa: “Mães de Santo: Resistência, Saberes Ancestrais e o Combate à Intolerância Religiosa”
Local: Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus São Luís – Centro Histórico, rua
Afonso Pena, 174, Centro.
Horário: Às 19h (Gratuito, aberto ao público geral)
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: