futebol 2025

Fifa marca sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes de 2025 para 05 de dezembro

O Brasil detém o recorde de participantes: Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Atlético-MG ou Botafogo.

Foto: Divulgação/ Fifa

Nesta segunda-feira (11), a Fifa anunciou a data do sorteio da primeira edição do Mundial de Clubes de 2025, o primeiro no novo formato com 32 clubes. As bolinhas definirão os oito grupos em 5 de dezembro, às 15h (de Brasília) na cidade de Miami, nos Estados Unidos, país sede da versão inaugural da competição. O Brasil detém o recorde de participantes: Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Atlético-MG ou Botafogo. Os quatro como campeões da Copa Libertadores da América no período de 2019 a 2024.

As normas do sorteio levarão em conta critérios esportivos e geográficos, seguindo um modelo similar ao da antiga Copa do Mundo de seleções, disputada por 32 nações de 1998 a 2022: uma fase de grupos com três partidas para cada nação, seguida de uma fase eliminatória com oitavas, quartas, semi e final, entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025.

O torneio, além de marcar a inauguração do Super Mundial, também desempenhará a função da antiga Copa das Confederações, funcionando como um evento-teste para a Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos. No total, existem 11 locais: nove localizados na banda Leste e duas na Oeste. O título será decidido em 13 de julho no MetLife Stadium, situado na área de Nova York e Nova Jersey.

O lado Oeste terá jogos em Nova York/Nova Jersey, Philadelphia, Washington, Charlotte, Atlanta, Orlando, Miami, Cincinnati e Nashville. As cidades do Oeste são Los Angeles e Seattle.

A competição enfrenta resistência do clubes filiados à Uefa, a União Europeia de Futebol. Clubes como o Real Madrid e o Manchester City demonstram resistência. Questionado sobre a exigência da Fifa de que os clubes levem os melhores jogadores ao evento, o técnico Pep Guardiola retrucou:

“Quais são os melhores jogadores? Que a Fifa venha me dizer quais jogadores são os melhores. Nós levaremos todo o plantel. Jogaremos mais de um partida assim. Ninguém será o melhor jogador, depende da forma como eles estejam naquele momento. Quando os melhores jogarem em muitas condições, você poderá passar por muitas razões: pessoais, físicas, lesões… e então tendemos a colocar outros jogadores. Não vamos só com onze jogadores”, reclamou o técnico catalão.

O técnico Carlo Ancelotti chegou a dizer em junho que o Real Madrid não participaria do novo Mundial. Atual campeão da Champions League, o time também participará da Copa Intercontinental em dezembro. O torneio virou uma espécie de Copa das Confederações de Clubes reunindo os campeões de cada continente membro da Fifa.

“O Real Madrid não vai para o Mundial de Clubes, rejeitaremos o convite, assim como outros clubes. Só um jogo do Real Madrid vale 20 milhões de euros (R$ 115 milhões) e eles querem nos dar esse dinheiro para toda a competição… de jeito nenhum. Negativo” disse Ancelotti, em entrevista ao italiano Il Giornale.

O clube espanhol manifestou-se posteriormente desmentindo a declaração e obrigou o treinador a se retratar. “Na minha entrevista ao Il Giornale, as minhas palavras sobre o Mundial de Clubes da FIFA não foram interpretadas da forma que pretendia. Nada poderia estar mais longe do meu interesse do que rejeitar a possibilidade de disputar um torneio que considero uma grande oportunidade para continuar a lutar por grandes títulos com o Real Madrid”.

Clubes classificados

Ásia (AFC)

Al-Hilal (Arábia Saudita)
Urawa Red Diamonds (Japão)
Al Ain (Emirados Árabes Unidos)
Ulsan (Coreia do Sul)

África (CAF)

Al Ahly (Egito)
Wydad (Marrocos)
Espérance (Tunísia)
Mamelodi Sundowns (África do Sul)

América do Norte e Central (Concacaf)

Inter Miami (EUA)
Monterrey (México)
Seattle Sounders (EUA)
León (México)
Pachuca (México)

América do Sul (Conmebol)

Palmeiras (Brasil)
Flamengo (Brasil)
Fluminense (Brasil)
Atlético ou Botafogo (Brasil)
Rivar Plate (Argentina)
Boca Juniors (Argentina)

Oceania (OFC)

Auckland City (Nova Zelândia)

Europa (UEFA)

Chelsea (Inglaterra)
Real Madrid (Espanha)
Manchester City (Inglaterra)
Bayern de Munique (Alemanha)
Paris Saint-Germain (França)
Internazionale (Itália)
Porto (Portugal)
Benfica (Portugal)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Juventus (Itália)
Atlético de Madrid (Espanha)
Red Bull Salzburg (Áustria)

* Fonte: Correio Braziliense

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias