Festa da Música no Maranhão 2024 transforma a Lagoa da Jansen em palco da brasilidade e celebração cultural
O evento se consolidou como uma das maiores celebrações musicais do estado .
A 6ª edição da Festa da Música no Maranhão (FMM) fez história ao reunir uma multidão nos dias 22 e 23 de novembro, no Complexo da Lagoa da Jansen, em São Luís. O evento, que se consolidou como uma das maiores celebrações musicais do estado, atraiu milhares de pessoas com uma programação diversificada, gratuita e inclusiva.
O primeiro dia, trouxe um encontro de gerações e ritmos. A abertura ficou por conta dos grupos afros GDAM e AKOMABU, que resgataram a ancestralidade da cultura afro-maranhense. Em seguida, Os Tropix animaram a plateia com uma fusão contagiante de ritmos brasileiros.
O momento mais aguardado da noite foi a homenagem à cantora e compositora Rita Benneditto. Acompanhada pela FMM Orquestra, a artista revisitou sucessos em um espetáculo que celebrou suas raízes maranhenses e a musicalidade afro-brasileira. Entre as canções escolhidas para a ocasião, estiveram destaques de sua trajetória que traduzem a essência de sua obra e sua conexão profunda com a religiosidade e a ancestralidade.
A abertura de sua performance trouxe “De Mina”, uma canção que remete à herança afrodescendente e à resistência cultural que permeia sua obra. Logo após, a artista trouxe ao público “Filhos da Precisão/Com o Afeto das Canções” e “Moça Bonita”, Rita entregou tudo e emocionou o público ao revisitar composições que expressam sentimentos de acolhimento e força feminina.
A apresentação também contou com interpretações de clássicos como “É D’Oxum” e “Cavaleiro de Aruanda”, canções que ressaltam a espiritualidade e a devoção presentes em sua carreira. Ao lado da FMM Orquestra, Rita apresentou ainda “Contra o Tempo”, “Lenha/Impossível Acreditar…”, “Divino”, “Jurema” e “7Marias”, em uma jornada que percorre a fé, o amor e as tradições populares.
Sua presença como homenageada não só enriquece a programação da Festa da Música, mas também inspira novas gerações ao mostrar o valor da diversidade cultural e da preservação das tradições. Rita Benneditto na FMM 2024 é, sem dúvida, uma celebração da arte e da alma do Maranhão.
“ São vários dias de festa. Começando pelo prêmio, que não tem caráter competitivo e sim o reconhecimento a quem faz arte no Maranhão. É o reconhecimento das pessoas por suas iniciativas. A FMM está de parabéns. E hoje, tivemos a oportunidade de celebrar com esse grande público, nesse espaço totalmente simbólico em São Luís”, disparou Rita.
Quem também foi destaque na primeira noite foi o cantor e compositor, Toni Garrido, que subiu ao palco, reforçando a atmosfera vibrante ao relembrar sucessos como “A Estrada” e “Girassol”. Toni se juntou à Festa da Música no Maranhão, trazendo seu posicionamento em defesa de questões sociais, como igualdade racial e direitos humanos. Sua música frequentemente reflete as pautas atuais, reforçando sua imagem como um artista engajado.
A primeira noite na Lagoa da Jansen terminou com o animado Baile do Aconselho, comandado pelos DJs Cajoh, Neiva e Babi, que mantiveram o público dançando até o fim.
Gilsons e Baile Nova Brasilis
No último dia, o público foi recebido com a energia contagiante da DJ Gabi Leão e a irreverência da Banda Baré de Casco. O show ElectroVirtuose, com DJ Pedro Sobrinho, Sarah Biancci e João Simas, trouxe uma experiência musical única ao misturar música eletrônica com instrumentos ao vivo.
O ponto alto da noite foi o show dos Gilsons, que encerraram a turnê “Pra Gente Acordar” em grande estilo, conectando o público com sua sonoridade que combina tradição e modernidade. Para fechar o festival, o Baile Nova Brasilis, com DJ Félix e participações de DJ Sereia e DJ Lume, transformou o Complexo da Lagoa em uma pista de dança multicultural, reinventando clássicos da música brasileira.
O artista e idealizador da Festa da Música no Maranhão, Emanuel Jesus, destacou sobre a finalidade do evento que enaltece o verdadeiro celeiro de talentos, do Maranhão e do Brasil, além da celebração da riqueza cultural do estado.
“Este ano, alcançamos um sucesso extraordinário, reunindo artistas de outras cidades do estado, do Brasil e promovendo um intercâmbio único entre música, tradição e inovação. Nosso objetivo sempre foi valorizar as raízes da música maranhense e integrar com todo o Brasil, ao mesmo tempo, abrir espaço para novas vozes que estão emergindo com força e criatividade. Ver a energia, o entusiasmo do público e a troca entre os músicos foi uma prova de que estamos no caminho certo. A edição de 2024 ficará marcada como um divisor de águas, fortalecendo ainda mais o papel do Maranhão como um polo cultural e musical no Brasil. Estamos muito felizes e já sonhando com os próximos passos desse projeto tão especial”, comentou Emanuel Jesus.
Prêmio Papete e uma abertura memorável
A noite de abertura, para convidados e imprensa, foi marcada pela cerimônia do Prêmio Papete 2024, que homenageou artistas e grupos que contribuem para a valorização e o resgate da memória musical maranhense. Com curadoria de nomes como Josias Sobrinho, Gilberto Mineiro e Vinaa, a premiação contou com um show especial da FMM Orquestra e convidados, emocionando o público presente e dando início ao festival com grande estilo.
Celebração completa: cultura, solidariedade e sustentabilidade
Além da programação musical, a FMM 2024 trouxe experiências enriquecedoras. Painéis sobre música e empreendedorismo no Estaleiro Escola atraíram profissionais da área, enquanto ações socioculturais envolveram crianças e jovens da região.
A campanha de arrecadação de alimentos superou expectativas, com toneladas de doações destinadas a famílias da comunidade do Sítio do Tamancão e áreas adjacentes. O evento também contou com praça de alimentação, feira criativa e espaços acessíveis, garantindo uma vivência inclusiva e acolhedora.
A Festa da Música no Maranhão 2024 reafirmou sua relevância como um dos principais eventos culturais do estado, conectando pessoas, promovendo talentos e celebrando a brasilidade em um dos mais belos cartões-postais de São Luís. Com essa edição inesquecível, o FMM deixa um legado de integração cultural e compromisso social que ecoará por muitos anos.
A FMM24 contou com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, Equatorial Maranhão e Banco do Nordeste por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; e do Governo do Maranhão, Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A realização é da Interart Produção Criativa e Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de São Luis (SECULT), Cerveja Dona e Amo Vinho.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: