republicano

Eleições Americanas: 5 fatores que explicam o retorno de Trump à Casa Branca

Quatro anos depois de ter falhado a sua tentativa de reeleição, Trump conseguiu inverter a situação ao derrotar decisivamente Kamala Harris.

Presidente eleito dos EUA, Donald Trump • (REUTERS/Brian Snyder)

2. Uma base de seguidores leais

Apoiantes de Trump em clima de festa (Foto: Bryan Snyder/Reuters)

Um dos elementos mais característicos de Trump como fenômeno eleitoral reside no fato de ele ter um grupo de seguidores muito leais, que se identificam com a sua proposta MAGA (Make American Great Again).

Mas, além disso, nas eleições de 5 de novembro, ele conseguiu atrair eleitores de outros grupos demográficos que não os eleitores que lhe deram a vitória em 2016. Em 2024, segundo as sondagens, Trump conseguiu aumentar o seu apoio entre os jovens negros e latinos.

Um estudo da UC Davies University realizado em 2022 e publicado em janeiro de 2024 estimou que os MAGAs representam cerca de 33,6% de todos os republicanos e 15% da população adulta dos EUA.

Segundo este estudo, essas pessoas tendem a ser majoritariamente brancas (81%) e sem formação universitária (77,8%). A maioria deles (71,6%) acredita que nos Estados Unidos existe uma discriminação contra os brancos igual ou pior do que a contra os negros e outras minorias; e 51% acreditam que a população branca nativa está sendo substituída por imigrantes.

Eles também pensam que a situação nos EUA está na direção errada (98,7%) e que a democracia dos EUA só favorece os ricos e poderosos (68,6%).

« Anterior Próxima »2 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias