Dia Nacional do Riso: confira personalidades e personagens icônicos por suas risadas
Dar risadas além de ser benéfico para o sistema cardiovascular, também produz efeitos fisiológicos como a liberação de endorfina e serotonina.
Hoje dia 06 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Riso, tal data tem como objetivo promover o conhecimento e a atenção da sociedade a respeito dos benefícios que o ato de sorrir pode gerar na vida das pessoas.
Dar risadas além de ser benéfico para o sistema cardiovascular, também produz efeitos fisiológicos como a liberação de endorfina e serotonina, substâncias conhecidas por serem responsáveis pelas sensações de prazer e alegria.
Em 2005, estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Maryland constataram que o ato de rir gera um aumento no fluxo sanguíneo, indicando que o riso relaxa os vasos sanguíneos, que consequentemente pode contribuir para a redução de riscos relacionados à doenças cardiovasculares.
Portanto, diante de inúmeros estudos realizados pelo mundo que comprovam os benefícios de dar uma boa risada, pode-se concluir que o ditado “Rir é o melhor remédio” não possui argumentos que possam contradize-lo.
Diferença entre sorriso e riso
O riso baseia-se em uma ação vocalizada da risada, onde existe uma sonoridade pré-estabelecida. Já no sorriso, a pessoa apenas produz uma expressão facial sem vocalização, como em poses para fotos ou cumprimentos simpáticos.
Ícones da risada
Silvio Santos
Com sua risada icônica, Silvio possuía um riso sonoro que muitos brasileiros ainda conseguem reproduzi-lo mentalmente quase que de forma perfeita.
Zacarias
Interpretado por Mauro Faccio Gonçalves, o personagem possuía uma risada contagiante, fazendo com que todos os telespectadores caíam em gargalhadas ao assistir suas obras. Junto com Didi, Dedé e Mussum, o personagem integrou o grupo humorístico Os Trapalhões.
Coringa
O vilão interpretado por diversos atores durante sua história, possui entre suas caraterísticas uma risada assustadora que contradiz o humor. Sua forma de rir cativa pessoas em todo o mundo, gerando um efeito criticado por muitos de adoração a criminosos psicopatas.
Bob Esponja
O desenho lançado em 1 de maio de 1999, é amplamente conhecido e adorado em todo o mundo. Seu personagem principal Bob é conhecido por suas aventuras e seu jeito característico de rir, sua risada imitada por muitos, cativa crianças e adultos das mais distintas idades. A animação que teve muitas temporadas exibidas em televisão,posteriormente ganhou versões próprias em formas de filme.
Pica-Pau
O desenho infantil composto por um pássaro como seu personagem principal, foi criado em 1940 pelo artista americano Walter Lantz, sua transmissão em televisão aconteceu pela primeira vez em 1957, sendo transmitido por décadas e ganhando novas versões que propagaram sua fama e risada cativante para o mundo todo.
Fafá de Belém
A cantora de grande sucesso, dona de músicas como “Esse rio é minha rua” e “Nuvem de lágrimas”, recebeu o carinho e admiração dos brasileiros não só pela sua arte, mas também pelo seu jeito carismático e sorridente.