Dia Internacional da Música: relembre momentos icônicos
Estudos indicam que a música possivelmente tenha surgido entre 40 mil e 60 mil anos atrás, sendo assim considerado um movimento artístico milenar.
É celebrado hoje dia 1 de outubro, o dia internacional da música, a data estabelecida pela UNESCO em 1975, visa incentivar e valorizar a música como movimento cultural essencial para a arte no mundo todo.
Estudos indicam que a música possivelmente tenha surgido entre 40 mil e 60 mil anos atrás, sendo assim considerado um movimento artístico milenar, que molda e influencia costumes e ideologias espalhadas por todo o mundo.
Nelson Mandela, famoso líder político revolucionário sul-africano, conta que “A música é uma grande benção, tem o poder de nos elevar e nos libertar, ela permite que as pessoas sonhem e nos une para cantarmos em uma só voz”. Sua fala enfatiza o valor expressivo que a música carrega em toda sua história, enriquecendo a cultura e unindo as vidas de pessoas conhecidas ou não.
Momentos Marcantes da Música Mundial
A Sagração da Primavera (1913)
Escrita por Igor Stravinsky, a composição que hoje é bem vista, causou polêmicas em sua estreia por apresentar de maneira inovadora o balé em dois atos. O espetáculo revolucionou características fundamentais da música influenciando processos de produções musicais até o dia de hoje. A obra, conta a história hipotética de uma jovem que seria entregue de forma ritualística para que seu povo usufruísse de uma boa colheita.