tecnologia

Defesa Civil implementa novo sistema de envio de alertas para regiões do Sul e Sudeste

A previsão é que a tecnologia entre em operação nessas regiões ainda em novembro.

(Foto: Márcio Pinheiro/MIDR)

O Governo Federal anunciou nesta segunda-feira, 11 de novembro, a expansão do sistema de alertas de desastres, chamado Defesa Civil Alerta, para os estados do Sul e Sudeste. A previsão é que a tecnologia entre em operação nessas regiões ainda em novembro. Para as demais áreas do país, o sistema deve ser ampliado em 2025, com uma nova reunião agendada para o final do mês com estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Durante o evento em Brasília, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, explicou que o sistema, que emite alertas para prevenir desastres como inundações e deslizamentos, já passou por testes e agora será operado por estados certificados. Ele enfatizou a necessidade de que municípios estejam preparados para o uso da tecnologia, incluindo a definição de rotas de fuga e abrigos para a população.

O sistema Defesa Civil Alerta envia mensagens diretamente para celulares, usando redes 4G e 5G, sem necessidade de cadastro. Em uma parceria com a Anatel e o setor de telecomunicações, a tecnologia bloqueia temporariamente o conteúdo da tela do celular para exibir os alertas, mesmo no modo silencioso. Desde agosto, o sistema já foi testado em 11 cidades do país, reforçando as ferramentas de comunicação de emergência já existentes, como SMS e aplicativos de mensagens.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias