Cinema nacional: relembre obras brasileiras de extrema relevância
Comemorasse hoje dia 5 de novembro, o Dia do Cinema Brasileiro
Em 1896, no dia 5 de novembro, foram projetados no Rio de Janeiro de maneira inédita no Brasil (especificamente para a elite carioca), as primeiras obras cinematográficas, momento o qual tornou-se um marco histórico para a arte brasileira.
Por isso, na data de hoje, é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro, considerado uma representação artística extremamente importante para nossa cultura. O cinema no país, iniciou-se de forma documental, possuindo um estilo pouco estruturado e carente de enredo em suas produções.
A partir da década de 1910, as produções cinematográficas brasileiras começaram a ganhar um perfil mais ficcional, período o qual surgiram algumas das primeiras obras narrativas inspiradas no estilo americano ou europeu, como ‘O Cometa’ e ‘O Chantecler’.
Além da disputa por espaço, ocasionada devido a preferência popular em consumir obras estrangeiras, o cinema brasileiro enfrentou diversos desafios que dificultaram o seu desenvolvimento, como a falta de capital financiável e investimentos que possibilitassem a produção das obras.
O cinema Brasileiro colocou-se em posição de destaque internacional entre a década de 1950 e 1960, com o movimento ‘Cinema Novo’, responsável por estabelecer uma identidade visual e artística própria do país, influenciando cineastas em todo o mundo.
Filmes Brasileiros revolucionários :
Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
Dirigido por Glauber Rocha, este filme é um clássico que narra a vida Manuel, um homem do sertão nordestino que foge com sua esposa após assassinar um coronel que o explorava. O filme expõe as severas opressões vivenciadas pelo povo brasileiro, que mesmo diante de tal situação, busca por dignidade e liberdade.