Boi da Floresta lança o documentário Silêncio na Boiada
O documentário mostra como o Boi da Floresta de Mestre Apolônio atravessou o momento da pandemia, sem possibilidade de apresentações.
Já imaginou o silêncio de um barracão? Sem o brilho e o bailado dos cazumbas, sem o ritmo marcante das toadas e uma comunidade incerta sobre quando o boi voltaria a dançar? Durante a pandemia, o som do canto coletivo, dos pandeiros, matracas e os passos de dança foram interrompidos.
Mesmo diante desse cenário desafiador, o Bumba Meu Boi da Floresta de Mestre Apolônio encontrou formas de continuar suas tradições e garantir a sobrevivência de sua comunidade em meio à maior crise sanitária do último século, reafirmando seu papel como guardião das pessoas e de seu território.
É sobre este momento de crise na cultura popular que trata o documentário Silêncio na Boiada, que será apresentado no barracão da Floresta, no bairro da Liberdade, o primeiro quilombo urbano reconhecido no Maranhão. O lançamento será no dia 23 de novembro, às 18h. Com duração de 20 minutos, o curta-metragem foi realizado pelo edital 09/23 da Secretaria de Estado de Cultura por meio da Lei Paulo Gustavo para projetos audiovisuais.
Com imagens dos últimos cinco anos de atividades do grupo, o filme conta como o Bumba Meu Boi da Floresta de Mestre Apolônio, grupo de cultura tradicional localizado no quilombo urbano Liberdade, em São Luís, Maranhão, atravessou o momento de silenciamento, distanciamento e mortes provocados pela pandemia do COVID-19.
A primeira exibição do filme se da na sede do grupo dialoga com a proposta de descentralizar os lugares de exibição de cinema e de dar prioridade àqueles que fazem cultura popular, reconhecendo-os como primeiros espectadores de suas histórias.
Protagonistas
O filme tem como protagonistas os brincantes do grupo, que contam suas histórias e sua relação com o bumba meu boi, apresentando o território, os desafios do momento e a força do Boi da Floresta como transformador social e cultural de seu território, mobilizando novas gerações. A obra também reafirma o papel do grupo como guardião das pessoas e da ancestralidade, mesmo em tempos de pandemia.
Para Nadir Cruz, presidente do Boi da Floresta, a proposta revela o protagonismo do bumba meu boi em contar sua própria história.
“O curta-metragem Silêncio na Boiada que o Bumba meu Boi da Floresta do Mestre Apolônio irá lançar, tem uma importância muito grande para nós. Primeiro porque tenho a impressão de que será o primeiro curta-metragem produzido por um grupo bumba meu boi tradicional aqui no Maranhão, em que essa ideia e essa construção do filme tenha saído de dentro do barracão. Em segundo lugar, o diferencial desse filme é que a gente mostra para o mundo, para as pessoas que nos querem bem que é possível ter o bumba meu boi como produtor da sua própria história, contar a nossa história por nós mesmos”, enfatiza.
Segundo Nadir Cruz, o período de pandemia, época em que o filme começou a ser produzido, foi de grande dificuldade, mas marcado por muita resistência. “Nós encontramos dentre essas dificuldades algumas alternativas e outras possibilidades de continuar fazendo a manutenção da cultura do jeito que entendemos”, frisa.
Talyene Melônio, produtora executiva do filme, produtora cultural e integrante do Boi da Floresta desde que nasceu, ressalta que a obra marca o importante momento para a valorização do Bumba Meu Boi.
“Um filme como esse, registrando as ações para além do mundo artístico do bumba meu boi é importantíssimo para mostrar a comunidade, todo o poder que tem a cultura popular e a cultura tradicional. O maior diferencial é a decisão de produzir algo desse tipo, saindo a partir da própria brincadeira para um universo de audiovisual, um movimento em que a gente sai do lugar de ser objeto de pesquisa para ser o próprio pesquisador. Pesquisador de si, acho que esse é o maior diferencial, a forma de contar a história do ponto de vista interno e muito mais próximo da realidade”, define.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: