Black Friday em São Luís: preços atrativos devem aquecer as vendas
Os dados revelam um consumidor interessado, o que reforça a importância de o empresariado planejar suas ofertas de forma estratégica.
Segundo estudos relazidos pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), 68,2% dos consumidores maranhenses são motivados principalmente pela possibilidade de comprar produtos com preços reduzidos, buscando geralmente por economia e utilidade.
Ainda segundo a pesquisa, 31,4% dos consumidores afirmam comprar antecipadamente artigos de Natal, enfatizando o planejamento nas compras de final de ano. Enquanto 53,8% dos entrevistados já consumiram durante a Black Friday, 46,2% nunca compraram, números esses que podem ser interpretados como um evidente potencial de crescimento da data, pois conforme ela vai sendo enraizada culturalmente entre a população, o previsto é que a participação das pessoas como compradores aumente.
Maurício Feijó, presidente da Fecomércio-MA enxerga a Black Friday como uma excelente oportunidade para o setor, segundo ele “Os dados revelam um consumidor interessado, o que reforça a importância de o empresariado planejar suas ofertas de forma estratégica. Trata-se de uma oportunidade única, e nossa expectativa é que, ao atender esse perfil de consumidor atento e planejado, o varejo não apenas alcance bons resultados na Black Friday, mas também fortaleça a fidelização e amplie as vendas no longo prazo”.
Previsões de gasto
Sobre os possíveis gastos, mais da metade dos consumidores (58%) pretendem realizar suas compras na mesma semana da Black Friday, já a minoria optará pelo dia do evento.
De acordo com A Pesquisa de Intenção de Consumo, 72% dos consumidores possuem a intenção de comparar preços, sendo que, ainda de acordo com o levantamento, 49,9% dos consumidores iniciam suas pesquisas até um mês antes da Black Friday.
Ao lado de uma alta expectativa de desconto, tal comportamento demonstra a existência de uma busca por promoções e descontos reais. Credibilidade e preços competitivos, são fatores primordiais para o sucesso da Black Friday em São Luís. Logo, os lojistas necessitam apresentar boas estratégias de venda para que haja sucesso em suas ofertas.
O estudo evidencia também que 38,5% dos consumidores possuem planos de comprar mais produtos que em 2023 e 37,1% pretendem gastar mais, especialmente por conta do 13º salário (29,5%) e pela expectativa de preços atrativos (26,9%).
A pesquisa realizada entrevistou 700 consumidores de São Luís, acima de 18 anos, entre 17 e 20 de outubro de 2024. O levantamento representa um universo de 791.768 pessoas, segundo o Censo de 2022, e foi coletado em locais de grande fluxo na cidade.