tragédia

Acidente em Alagoas que matou 18 pessoas será investigado pela Polícia

Pessoas que presenciaram o acidente contaram que o ônibus apresentou uma falha mecânica e o motorista perdeu o controle da direção.

Foto: Reprodução/ Redes sociais

Na tarde deste último domingo (24), ocorreu um acidente com ônibus escolar que deixou mais de 20 pessoas feridas e 18 mortas, em Alagoas. As vítimas do acidente iriam participar de uma atividade cultural no Memorial Quilombo dos Palmares, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O veículo capotou e caiu de uma ribanceira na região da Serra da Barriga, localizada em União dos Palmares, no interior do estado.

De acordo com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, os feridos foram encaminhados a unidades de pronto atendimento (UPA) e no Hospital Regional da Mata, no interior do estado. Segundo informações do portal g1, pessoas que presenciaram o acidente contaram que o ônibus apresentou uma falha mecânica e o motorista perdeu o controle da direção.

Diante do grave acidente com o ônibus escolar, o governador Paulo Dantas decretou três dias de luto em Alagoas. “Manifesto minha total solidariedade a todos que sofrem com essa tragédia. Um forte abraço às famílias!”, escreveu o gestor, no X (antigo Twitter). 

Polícia Civil de Alagoas

As identidades dos passageiros do ônibus ainda não foram divulgadas. A Polícia Civil de Alagoas abriu um inquérito de investigação para as causas do acidente. O delegado-geral da corporação, Gustavo Xavier, e o secretário de Segurança Pública do estado, Flávio Saraiva, determinaram que o processo de apuração ocorra com agilidade. 

Foi informado pela Prefeitura de União dos Palmares que o ônibus era terceirizado, estava com todas as vistorias em dia e passou por inspeção poucos dias antes do acidente. “Todas as circunstâncias do ocorrido estão sendo rigorosamente investigadas, para que as responsabilidades sejam devidamente esclarecidas”, diz.

De acordo com o Ministério da Cultura e a Fundação Cultural Palmares, a Serra da Barriga é um território de enorme importância histórica e cultural para o povo afro-brasileiro. As instituições manifestaram solidariedade às vítimas e às suas famílias e afirmaram que acompanham o trabalho das autoridades locais, como a Prefeitura, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros e o Governo do estado.

“A Serra da Barriga, símbolo de resistência e luta, segue como um espaço de memória coletiva e espiritualidade. Neste momento de dor, reforçamos nossa admiração e apoio às comunidades que preservam esse legado, confiando no esforço conjunto das instituições locais para enfrentar este momento difícil”, pontuaram o Ministério da Cultura e a Fundação Palmares, em nota de pesar.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também prestou solidariedade aos familiares das vítimas e disse que o governo federal acompanha a situação e dará todo o apoio necessário às autoridades estaduais no socorro, atendimento e amparo às vítimas.

* Fonte: Correio Braziliense

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias