13º salário: confira como e onde investir
Especialistas indicam investir a quantia para gerar um pé de meia ou até mesmo para que futuramente os lucros possam ser desfrutados.
O décimo terceiro é um benefício muito valorizado pelos trabalhadores brasileiros, o dinheiro a ser recebido por muitos empregados, servidores, pensionistas e aposentados consiste no valor de 1/12 do salário por mês trabalhado. A remuneração recebida no final do ano pode ser paga em até duas parcelas correspondentes a 50% da quantia, sendo a primeira paga até 30 de novembro.
Enquanto algumas pessoas utilizam o benefício para comprar presentes de fim de ano ou realizar viagens, especialistas indicam investir a quantia visando gerar um pé de meia ou até mesmo para que futuramente os lucros possam ser desfrutados.
Devido o avanço tecnológico e estrutural que ocorre de maneira avassaladora dentro do contexto capitalista, o surgimento de novas plataformas financeiras, como bancos digitais, corretoras online e entre outros avanços, possibilitam inúmeras opções de investimentos em 2024. Por isso, é importante que o investidor realize um estudo prévio do mercado nacional e mundial afim de entender como funciona seus amplos setores de investimento.
Surgimento do 13º no Brasil
Sancionada por João Goulart em 13 de julho de 1962, a Lei 4.090 estabelece o décimo terceiro com o objetivo de impulsionar a economia e proporcionar aos trabalhadores uma renda extra de fim de ano. Estabelecido após muitas greves, o benefício que antes era chamado de Abono de Natal foi um direito reivindicado por meio de intensos protestos em todo o país, que de maneira histórica evidenciou a indignação dos trabalhadores brasileiros espalhados pelo território nacional.
Em 5 de julho de 1962, em resposta à indicação do conservador Auro de Moura Andrade para o cargo de primeiro-ministro, o movimento sindical convocou uma greve geral que ficaria marcada na história do país e causaria inúmeras mortes. Segundo o pesquisador Demian Bezerra de Melo “Enquanto a greve se desenrolava no Rio de Janeiro, e em outras unidades da Federação, uma comissão de líderes do comando nacional de greve se encaminhou para Brasília, com o objetivo de manter conversações com João Goulart sobre a crise política nacional e pressionar pelas reivindicações da greve, ocasião em que o presidente também se comprometeu a assinar a lei do 13º salário, que fora aprovada no Senado alguns dias antes (em 27 de junho)“. A lei foi sancionada por Goulart alguns dias após o ocorrido.
Opições de investimento
Bancos digitais
O mercado tecnológico financeiro possibilitou aos bancos novas formas de investimentos onde o investidor escolhe onde e como inserir seu dinheiro. De maneira transparente e direta, bancos como C6 Bank; Inter; BTG Pactual; PagBank e entre outros possibilitam uma relação próxima com o cliente onde os objetivos e metas estabelecidas são especificados.
Para realizar um bom investimento, é necessário entender que cada instituição possui seu perfil de investimento, suas taxas e seus diferenciais, tais elementos são extremamente importantes para evitar riscos indesejados comuns ao mercado financeiro. Nos últimos 5 anos, foram movimentados no Brasil mais de R$ 24,5 bilhões nos bancos digitais e instituições de pagamento, revelando assim um potencial financeiro valioso para o mercado.
Investimentos Internacionais
Com a queda de juros dos Estados Unidos, os números indicam que o Federal Reserve diminua a taxa em 0,25 ponto percentual em setembro, com um possível corte de até 0,50 ponto percentual em novembro, o que significa que a bolsa americana irá subir, pois quando os juros caem, as ações ganham força. Investir em ativos internacionais possibilita com que o imposto seja cobrado somente no momento da venda ou resgate. Logo, o investidor possui até o final do ano para deixar o dinheiro render sem a necessidade imediata de pagar tarifas.
Criptomoedas
Mesmo que ainda desconhecido por muitos brasileiros, o mercado digital de moedas criptografadas é extremamente consolidado em todo o mundo, gerando renda e movimentando finanças de maneira internacional. Investir em criptomoedas pode ser amplamente benéfico, no entanto é necessário entender os riscos presentes neste mercado. Segundo a Folha de São Paulo, mais de R$ 200 bi foram movimentados em 2024 no Brasil, entre as moedas mais famosas, destaca-se a Ethereum e a Bitcoin, que segundo estudos poderá alcançar o valor de U$ 100 mil até o final deste ano.