Programação

Shopping da Criança comemora 4 anos com expansão de serviços e novas parcerias

Para marcar a data, uma grande programação foi pensada para atender os pais e as crianças que já são pacientes do shopping, localizado no bairro Praia Grande, Centro Histórico de São Luís (MA).

Reprodução

A semana começou com muita alegria, diversão e informação no Shopping da Criança, que completa 4 anos de atividades. Para marcar a data, uma grande programação foi pensada para atender os pais e as crianças que já são pacientes do shopping, localizado no bairro Praia Grande, Centro Histórico de São Luís (MA).

O primeiro dia de programação teve atividades de recreação, atendimento e oficinas de pintura para a criançada. Para os pais e responsáveis houve uma mesa redonda com os profissionais do shopping e a Defensoria Pública, que através do núcleo de defesa da criança com deficiência, promoveu o acesso a diretos já garantidos por lei.

“O propósito é trazer aos pais e responsáveis educação e informação sobre os seus direitos, porque quando eles têm acesso ao conhecimento, têm como exigir e efetivar os direitos de seus filhos. Para isso, temos um projeto específico que é o ‘Percorrendo Caminho e Garantindo Diretos’, que busca levar essa educação e os diretos a pais e mães, mas também aos servidores da rede de defesa dos diretos da criança e do adolescente com deficiência”, explicou o defensor público, Joaquim Gonzaga Neto.

“Trazer a Defensoria Pública aqui é importante para tratar da garantia de direitos por meio da educação e informação para pais e responsáveis. E isso é só o início das atividades. Até o dia 12 nós realizaremos uma grande programação para marcar essa data tão importante”, ressaltou o secretário adjunto da Segov, Bernardo Leite.

A roda de conversa também marcou o momento com as mães, que  atentas puderam entender e tirar muitas dúvidas em relação aos direitos de seus filhos. Dona Naudian é umas das mães atendidas pelo shopping, responsável por uma criança autista. Ela conta que não é fácil vencer os obstáculos do dia a dia, por isso sempre valoriza momentos como esse de ter acesso a novas informações.

“É muito importante este diálogo. A gente sempre está com muita dúvida e muita coisa, hoje, foi esclarecida. Isso nos dá condições de correr atrás do que a gente já tem direito. Como mãe de criança autista, ainda enfrento muitos problemas para ter acesso à saúde e educação, pois muitas vezes a fila de espera e o acompanhamento são difíceis”, disse Naudian Oliveira.

De acordo com o defensor público Joaquim Gonzaga Neto, a exemplo de mães como Naudian Oliveira, esta é uma demanda frequente e é um dos maiores desafios a assistência a crianças com deficiência.

“É importante ter a Defensoria Pública, hoje, na comemoração dos 4 anos do shopping. Nossas mães puderam ter acesso a diversas informações sobre direitos já estabelecidos; tiraram dúvidas de como obter auxílio, o Benefício de Prestação Continuada [BPC], passe livre, pensão alimentícia e diretos da criança na escola e também na saúde, entre outros. Como equipamento público especializado, nós, do shopping, temos a preocupação de manter o diálogo sempre aberto com mães, mostrando para elas o caminho mais fácil. É fundamental,” esclareceu a gestora do Shopping, Luciana Figueiredo

Expansão

“Esse equipamento púbico tem um significado importante para o governo e para as crianças que precisam dos atendimentos oferecidos aqui. É um trabalho pioneiro de bem-estar e inclusão e que tem o olhar sensível do governador Carlos Brandão e da primeira-dama Larissa. Por essa razão é que estamos trabalhando na expansão do shopping, que terá uma nova identidade visual e a ampliação dos serviços que já oferecemos aqui”, destacou o secretário de Governo, Márcio Machado.

O Shopping da Criança é uma instituição mantida pela gestão estadual e recebe uma atenção especial da primeira-dama Larissa Brandão. A proposta do equipamento público é oferecer atendimento, apoio e inclusão da criança com deficiência.

O projeto de expansão do Shopping da Criança atende à demanda crescente de público aos serviços prestados pelo equipamento e visa proporcionar agilidade e garantir outras especialidades de saúde para crianças atendidas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias