Projeto Movimenta Cultura realiza seminário sobre Territórios Criativos em São Luís
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de outubro de 2024.
Nos dias 5 e 6 de novembro, em São Luís (MA), acontecerá a primeira edição do ‘Seminário Movimenta Cultura: Territórios Criativos’, evento que promove a cultura como motor de desenvolvimento econômico e social. A iniciativa faz parte do projeto Movimenta Cultura, que, desde 2023, oferece capacitação itinerante e gratuita para agentes culturais, produtores e gestores em várias regiões do Brasil, com o objetivo de profissionalização e geração de emprego e renda no setor cultural.
As inscrições para o Seminário são gratuitas e vão até às 18 horas do dia 30 de outubro de 2024, via formulário disponível em linktr.ee. Para mais informações, acesse as redes sociais instagram, facebook.
Em 2024, o Movimenta Cultura abraçou um novo desafio com a realização do Seminário Movimenta Cultura: Territórios Criativos. O encontro, a ser realizado na FAU UEMA – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado do Maranhão (Rua da Estrela, nº 472, Centro), apresentará a cultura como uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento econômico em ambientes criativos — espaços que incentivam a mobilização social e fortalecem o senso de pertencimento coletivo.
A ideia do seminário é discutir de forma mais aprofundada sobre o papel das cidades como locais de convivência e a arte como uma poderosa ferramenta de expressão e transformação para as comunidades locais.
O seminário se concentrará na valorização da cultura local, explorando sua conexão com a realidade atual e projetando seu papel no futuro. Nesta primeira edição, o evento promove o diálogo entre cultura, inovação e criatividade, destacando-os como movedores essenciais para o desenvolvimento comunitário.
Programação e palestrantes
As mesas de debate focam na economia criativa, cultura, educação e o impacto transformador da arte nos territórios.
No primeiro dia, 5 de novembro, a partir das 18h30, após a abertura oficial, acontece a mesa “Modelando Territórios: A Economia Criativa como fomentadora do desenvolvimento”, com a palestrante convidada Raquel Viana Gondim, professora na Universidade de Fortaleza, doutoranda em Ciências da Cultura, mestre em Administração e especialista em Arte-Educação. A mediação será de Solanda Steckelberg, fundadora do Instituto Tatajuba e Instituto Vivas, com 28 anos de atuação na área cultural.
No segundo dia, 6 de novembro, a programação começa às 16 horas. As mesas “Cultura e Patrimônio – Experiências em Territórios Criativos” e “Cultura, Educação e Arte – Caminhos de Transformação” abordarão discussões sobre como a democratização do acesso à cultura e educação pode promover mudanças significativas nas comunidades.
Os debates contam com os convidados: Solanda Steckelberg, que vai compartilhar sobre a experiência do Centro Cultural Tatajuba e o papel transformador que ele desempenha na comunidade, localizado em Imperatriz, no Maranhão; Alemberg Quindins, criador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri; Paulo Victor Feitosa, fundador da Quitanda Soluções Criativas; Wharles Lemos, diretor do Grupo Grita; e Carol Marques, diretora da Temporana Produções Culturais e idealizadora do Festival Zabumbada. A mediação de ambas as mesas desse segundo dia é de Maria Helena Cunha, gestora cultural e coordenadora pedagógica do Instituto Vivas.
Movimenta Cultura – trajetória e desafios
Em sua primeira edição, em 2023, o projeto contou com ações formativas itinerantes promovidas pelo Centro Cultural Tatajuba em Imperatriz e patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ao todo, foram ofertadas 61 oficinas voltadas à Gestão da Cultura, atendendo mais de 34 territórios, em 5 estados, nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste, certificando 926 participantes.
Para atender às diferentes demandas de cada território, foi utilizada uma metodologia com formato flexível, estruturada de acordo com um levantamento de necessidades locais. A estratégia objetivou disponibilizar um programa de oficinas do Ciclo Formativo em Gestão da Cultura que fosse adequado a cada território, em que os participantes pudessem escolher e traçar o percurso formativo de forma integrada e autônoma.
Confira a programação:
Seminário Movimenta Cultura: territórios criativos – 2024
Local: FAU UEMA (R. da Estrela, 472 – Centro, São Luís – MA)
Dia 1 – 05/11, 18h30 – 22h00
Abertura Institucional
Mesa 1: Modelando Territórios: A Economia Criativa como fomentadora do desenvolvimento
Ementa: Esta mesa discutirá a importância da economia criativa como motor de desenvolvimento social e econômico. Serão abordados os princípios fundamentais da economia criativa e o desenvolvimento de Territórios Criativos.
Palestrante: Raquel Viana Gondim – Doutoranda em Ciências da Cultura pela UTAD (Portugal), administradora, especialista em Arte-Educação e mestre em Administração. Professora na Universidade de Fortaleza – UNIFOR.
Mediação: Solanda Steckelberg – Fundadora do Instituto Tatajuba e Instituto Vivas, com 28 anos de atuação na área cultural.
Dia 2 – 06/11, 16h – 21h
Mesa 1: Cultura e Patrimônio – Experiências em Territórios Criativos
Horário: 16h00 – 18h00
Ementa: Discutir como espaços de cultura e educação, ao promoverem democratização do acesso às artes, podem provocar mudanças nas comunidades. A mesa dará foco na formação e capacitação para desenvolvimento de territórios.
Centro Cultural Tatajuba: O papel transformador da cultura e educação no Maranhão – com Solanda Steckelberg, fundadora do Instituto Tatajuba e Instituto Vivas, com ampla experiência em gestão cultural.
Territórios Culturais e Educação Integrada – Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri – com Alemberg Quindins, criador da Fundação Casa Grande – Memorial do homem Kariri e reconhecido por sua atuação na produção cultural.
Mediação: Maria Helena Cunha – Coordenadora pedagógica do Instituto Vivas.
Intervalo: 18h00 – 18h30
Mesa 2: Cultura, Educação e Arte – Caminhos de Transformação
Horário: 18h30 – 21h00
Grupo Grita: Arte e comunidade em cena – com Wharles Lemos, ator, diretor do Grupo Grita e pesquisador de Teatro Comunitário.
Cultura e criatividade como vetor de desenvolvimento social e econômico – com Paulo Victor Feitosa, publicitário e gestor cultural, fundador da Quitanda Soluções Criativas.
Festival Zabumbada: A produção cultural que conecta identidade e afeto no Maranhão – com Carol Marques, Diretora da Temporana Produções Culturais e idealizadora do Festival Zabumbada.
Mediação: Maria Helena Cunha – Gestora cultural, coordenadora pedagógica do Instituto Vivas.