PRF e PMMA apreendem quase 100m³ de madeira ilegal em operação na BR-230
Carga irregular foi interceptada em dois caminhões que saíram do Pará com destino a Alagoas; motoristas usavam documentos falsificados.
Na madrugada desta sexta-feira (04), uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o 46º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) resultou na apreensão de quase 100 metros cúbicos de madeira ilegal na BR-230 , no município de São Raimundo das Mangabeiras, região sul do Maranhão. Dois caminhões, carregados com madeira nativa serrada, foram envolvidos após uma operação de fiscalização intensificada, que visa combater o transporte irregular de produtos florestais extraídos da Amazônia.
As equipes da PRF, que já monitoravam os veículos, receberam apoio da PMMA para evitar que os caminhões utilizassem rotas alternativas e, assim, efetuaram a interceptação no km 313 da rodovia. Ao operar uma carga, foi constatado que os tipos de madeira transportada não correspondiam ao descrito na documentação fiscal apresentada pelos motoristas, configurando crime ambiental.
A documentação fornecida, incluindo Notas Fiscais e a Declaração de Corte e Colheita, indicava que se tratava de madeira de reflorestamento, porém a carga era, na verdade, madeira nativa extraída de forma irregular. Os tráfegos foram conduzidos à Unidade Operacional de Balsas, onde também foi detectada falsificação nas assinaturas dos documentos. Os motoristas, de 32 e 42 anos, foram presos por uso de documentos falsos e transporte de madeira sem licença válida, nos termos da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).
As cargas apreendidas ficaram sob custódia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA-MA), para as devidas providências legais.