Pesquisador do IFMA desenvolve aplicativo para mapear e reduzir atropelamentos de animais nas estradas
Com o objetivo de proteger as espécies e minimizar tais impactos, o pesquisador Isaque Mesquita, do IFMA, em Buriticupu, desenvolveu o aplicativo “Bicho na BR”.
Animais atropelados na estrada infelizmente é uma realidade comum em muitas rodovias do Maranhão e do mundo, contexto esse que resulta, também, em uma perda para a biodiversidade da fauna. Com o objetivo de proteger as espécies e minimizar tais impactos, o pesquisador Isaque Mesquita, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), em Buriticupu, desenvolveu o aplicativo “Bicho na BR”.
O sistema inicialmente foi projetado para mapear trechos da BR-222, entre Buriticupu e Açailândia, atualmente seu acesso pode ser realizado em qualquer lugar do mundo. O usuário precisa alterar as configurações de seu perfil no aplicativo e definir a área de mapeamento.
A expectativa é de que o aplicativo auxilie na redução dos atropelamentos de animais silvestres, some na promoção de ações pela preservação da fauna maranhense, sensibilize e informe a sociedade sobre a importância da proteção ambiental e estimule a colaboração entre diferentes setores.
Segundo os dados já obtidos, entre os animais mais atingidos estão a raposa, com 37 registros, e o tamanduá, com 22. Outros casos incluem 13 atropelamentos de quatis, 11 de cobras, seis de pássaros e três de tatus, jacarés e classificados como desconhecidos ou outros. Além disso, houve dois registros de preguiças e um caso de capivara, jaguatirica e gato do mato, respectivamente.