festa religiosa

Novenário da Luz abre o Círio de Nazaré em São Luís

O Círio de Nazaré tornou-se Patrimônio Imaterial e Cultural do Maranhão e recentemente foi reconhecido como Manifestação da Cultura Nacional.

(Foto: Instagram/Santuário Nossa Senhora de Nazaré)

Um dos maiores festejos religiosos de São Luís começa nesta quinta-feira, dia 10, movimentando não só a comunidade do bairro Cohatrac, mas devotos de todo lugar. O Círio de Nazaré, realizado pelo Santuário Nossa Senhora de Nazaré, começa oficialmente com o Novenário da Luz marcado por celebração eucarística às 19h, na Praça de Nazaré (Cohatrac), em frente ao Santuário.

O Círio de Nazaré se configura como a segunda maior festa religiosa de São Luís já consta no calendário oficial de eventos do Estado do Maranhão (Lei n. 10768/2017); tornou-se Patrimônio Imaterial e Cultural do Maranhão (Lei n. 11.127/2019) e recentemente foi reconhecido como Manifestação da Cultura Nacional (Lei 14.729/2024).

O lema deste ano é: “Encontrareis um recém-nascido deitado numa manjedoura” (Lc 2, 12). A programação de abertura começa com missa às 6h30, confissões das 08h às 11h, Missa solene de início do Novenário da Luz e Abertura Oficial do Círio de Nazaré, às 19h. A grande Romaria do Círio de Nazaré será no dia 12 de outubro, às 23h, com saída da igreja Nossa Senhora do Carmo (Centro) para o Santuário de Nazaré (Cohatrac), onde acontecerá a Missa dos Romeiros às 6h.

O Círio vai até o dia 20 de outubro, encerrando a com a Grande Procissão, saindo da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro (Cohab), às 17h. A missa de encerramento é em frente ao Santuário, no Cohatrac, às 18h30, na chegada da procissão.

Mais de 3 décadas de devoção


Este ano o Círio de Nazaré completa 32 anos de história. Ao longo desses anos, este evento reúne em São Luís milhares de pessoas que, motivadas pela fé em Cristo e devoção à sua mãe, a Virgem de Nazaré, vão às ruas em romaria e procissões para render graças ao Deus da vida.

No mês de janeiro de 2020, em razão dessa forte expressão de fé manifestada no Círio de Nazaré, a paróquia do Cohatrac foi elevada a Santuário, tornando-se o mais novo Santuário mariano do Maranhão e o terceiro Santuário arquidiocesano. A Grande Ilha possui ainda o Santuário da Conceição, no Monte Castelo, e Santuário de São José de Ribamar, na cidade de mesmo nome.

Toda a história do Círio de Nazaré em São Luís começou no dia 28 de junho de 1992, quando o Círio de Nazaré de Belém do Pará completou 200 anos de história e aquela Arquidiocese resolveu fazer uma peregrinação com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas capitais brasileiras.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias