Outubro Rosa

Mulheres de baixa renda terão exames gratuitos de câncer de mama

A proposta de atendimento será oferecida até dezembro em todo o país

Reprodução

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) lançou nesta segunda-feira (21) a campanha Radiologia Solidária, que possui como objetivo ofertar exames gratuitos para mulheres de baixa renda em todo o território nacional, visando acesso democrático aos meios de tratamento para tal público.

De acordo com o CBR, será oferecido esse tipo de atendimento em mais de 50 clínicas de imagem e instituições de saúde até o final deste ano. Foram aderidas por tais clínicas, uma das três modalidades disponíveis na campanha: ouro, prata e bronze, conforme o volume e o tipo de exames a serem oferecidos:

– 22 na categoria bronze, onde serão disponibilizadas até 20 mamografias e/ou tomossínteses e 10 ultrassonografias.

– sete na categoria prata, onde serão disponibilizadas de 20 a 50 mamografias e/ou de 10 a 20 ultrassonografias;

– 21 na categoria ouro, onde serão disponibilizadas mais de 50 mamografias e/ou tomossínteses (equipamento semelhante ao mamógrafo) e mais de 20 ultrassonografias e/ou biópsias de mama);

Grande parte das clínicas presentes no Brasil concentram-se na Região Sudeste (28 instituições participantes), seguida pelo Sul, que possui sete clínicas participantes; já pelas regiões Centro-Oeste e Nordeste, encontram-se apenas seis clínicas participantes; e pelo Norte, com três instituições participantes. Minas Gerais e São Paulo se destacam entre os estados, com 14 e nove clínicas, respectivamente.

De acordo com o CBR, a coordenação da realização dos exames ficará a cargo de instituições não governamentais (ONGs), fundações que não possuem fins lucrativos e instituições de saúde pública, que devem direcionar os atendimentos para mulheres de baixa renda e dentro da faixa etária recomendada para o rastreamento (a partir dos 40 anos).

*Fonte: Agência Brasil

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias