Morre Arthur Moreira Lima, o “Pelé do piano”
Com 84 anos, o artista estava internado no Hospital da Caridade, em Florianópolis, e lutava contra câncer de intestino há um ano.
Morreu, nesta quarta-feira (30), Arthur Moreira Lima, um dos maiores pianistas brasileiros. Com 84 anos, o artista estava internado no Hospital da Caridade, em Florianópolis, e lutava contra câncer de intestino há um ano.
Moreira Lima nasceu no Rio de Janeiro, em 1940, e começou a estudar piano ainda na infância, aos seis anos de idade. Dois anos depois, tocou Mozart junto à Orquestra Sinfônica Brasileira.
O velório dele será na quinta-feira (31), no cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, das 12h às 16h.
Carreira e sucesso no Brasil e no exterior
Prestigiado internacionalmente, o músico ficou em segundo lugar, aos 25 anos, em uma das mais antigas competições de piano do mundo, a Fréderic Chopin, na Polônia. Aos 30, garantiu terceiro lugar na Internacional de Tchaikovsky, na Rússia.
Além dos países europeus, o pianista tocou nos Estados Unidos e na América Latina. Além da carreira internacional, ele também foi um renomado intérprete de clássicos da música popular brasileira, do choro e samba.
Em 1975, ele fez sucesso com um LP duplo em que interpretava canções de Ernesto Nazareth no piano, a quem reavivou na memória nacional.
Moreira Lima foi um dos responsáveis, também, pela democratização da cultura erudita, ao criar e participar de projetos sociais. De autoria dele, o projeto “Piano pela estrada” levava música, em um caminhão, a diversos lugares do Brasil.
* Fonte: Lara Perpétuo/Pedro Grigori/Correio Braziliense
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: