Investimento

Ministério do Turismo faz parceria com Unesco e investe em melhorias no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

O projeto prevê realização de estudos e projetos voltados ao adequado trânsito de turistas no local, além de um projeto de sinalização e delimitação de áreas de estacionamento.

Foto: Reprodução

O Ministério de Turismo, em parceria com a Unesco, lançou um edital que envolve a contratação e consultoria para organizar a mobilidade interna de frequentadores da unidade. Reconhecido neste ano como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, o PNLM é um dos maiores atrativos turísticos do país e através dessa união dos orgãos receberá um investimento na estrutura destinada aos visitantes.

As empresas podem apresentar as propostas até o dia 25 de novembro de 2024, através do site da Unesco, na aba de licitações. O processo do presente instrumento prevê a contratação de pessoa jurídica para a realização de estudos e projetos destinado à estruturação do sistema de trânsito interno, transporte e mobilidade no interior do Parque Nacional Lençóis Maranhenses, por meio de mapeamento de trilhas e vias destinadas a uso motorizado e outros modais, como trekking e ciclismo. A ação também engloba a delimitação de áreas de estacionamento, além de um projeto de sinalização.

Foto: Ministério do Turismo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, explica que a iniciativa busca fortalecer a acessibilidade e a preservação ambiental do parque, garantindo uma experiência segura e sustentável a visitantes. “Esse projeto faz parte de um esforço conjunto entre o Ministério do Turismo e o ICMBio para promover o turismo sustentável e a conservação de áreas naturais protegidas, reforçando o compromisso do Brasil com a preservação de seus patrimônios naturais e culturais”, frisa Sabino.

O Ministério de Turismo atua em um plano de ação para desenvolver o turismo no Parque dos Lençóis Maranhenses e na área ao redor, incentivando o segmento de forma sustentável e a inclusão social de moradores, com a geração de emprego e renda. A Pasta coordena, ainda, o Comitê Interministerial de Gestão Turística do Patrimônio Mundial, que ordena e promove atividades turísticas baseadas em altos padrões de preservação.

Com uma área total de aproximadamente 155 mil hectares, a unidade de conservação ambiental se insere em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia. O Parque dos Lençóis Maranhenses é composto por espaços de restinga, campos de dunas livres e uma costa oceânica, abrigando um cenário repleto de dunas de areia branca e lagos de águas pluviais, proporcionando belas paisagens e a contemplação de vida selvagem.

* Fonte: Agência Gov

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias