Furtos

Grande Ilha registra queda de 28% em roubos e furtos de veículos este ano

Essa redução representa 360 ocorrências a menos em relação ao ano passado, quando praticamente todos os meses desse intervalo registraram mais de 100 casos.

Reprodução

O número de roubos e furtos de veículos na Grande Ilha, que abrange os municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, registrou uma queda de 28% entre janeiro e setembro de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Essa redução representa 360 ocorrências a menos em relação ao ano passado, quando praticamente todos os meses desse intervalo registraram mais de 100 casos. 

Este ano, todos os meses registraram uma queda contínua no número de ocorrências, com destaque para fevereiro e agosto, que viram a maior redução percentual em relação ao ano anterior, com 39% cada um. 

Esse resultado reflete o trabalho contínuo do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que tem investido em estratégias de inteligência, tecnologia e reforço do policiamento preventivo, ostensivo e repressivo para combater crimes contra o patrimônio. 

As ações integradas das forças de segurança têm sido executadas de forma intensificadas e visam desarticular grupos criminosos e ampliar a presença policial nas ruas, o que tem impactado diretamente na queda dos índices de criminalidade, conforme pontua o secretário da Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins.

“Estamos intensificando as ações para combater não apenas o roubo e furto de veículos, mas todos os tipos de crimes, de forma integrada e estratégica. O nosso compromisso é garantir mais segurança a toda a população, conforme a determinação do governador Carlos Brandão, que tem investido fortemente em armamento, viaturas, tecnologia, capacitação das forças de segurança e reforma de prédios das nossas polícias. Vamos continuar atuando de maneira firme, com operações planejadas e contínuas, para reduzir ainda mais os índices de criminalidade e promover a tranquilidade nas ruas”, afirmou.

Um exemplo desse trabalho que visa a redução de roubos e furtos de veículos foi a prisão, na última quinta-feira (17), de indivíduos com o apoio de câmeras do sistema de monitoramento coordenado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). O veículo havia sido roubado na noite anterior, no bairro Areinha, região central de São Luís.

As câmeras verificaram o veículo, pela primeira vez, na Avenida dos Franceses, próximo ao terminal rodoviário da capital, sentido aeroporto. De imediato, os agentes do Ciops receberam o alerta e acionaram as guarnições da Polícia Militar do Maranhão da região. Em seguida, novas imagens do carro foram captadas na Avenida Guajajaras. A abordagem aconteceu somente no bairro São Raimundo.

A bordo do veículo estavam três indivíduos. Um deles conseguiu fugir da abordagem policial; os outros dois foram capturados e o carro, apreendido. Eles foram autuados pelo roubo do veículo e, ainda, por porte ilegal de uma arma de fogo – que também foi apreendida.

Outro exemplo foi a prisão de três suspeitos realizada pela Polícia Civil do Maranhão, na última quarta-feira (16), em São Luís. A operação, conduzida por equipes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e do 4º Distrito Policial de Vinhais, desmantelou um grupo especializado no uso do dispositivo eletrônico conhecido como “Chapolin”, que bloqueia o travamento das portas dos automóveis.

Os suspeitos, monitorados pela polícia na região da Cohab, foram flagrados enquanto furtavam objetos do interior de um carro estacionado. Após a ação, eles se deslocaram em um veículo modelo HB20 e foram abordados pouco depois pelos policiais, que encontraram o dispositivo eletrônico e os pertences furtados. Os três suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados ao sistema prisional.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias