Festa da Juçara começa neste domingo (20)
O objetivo da festa é valorizar a produção da Juçara e seus subprodutos; preservar a cultura local através dos saberes tradicionais.
É mês de outubro época da tradicional Festa da Juçara que este ano chega a 55ª edição, trazendo, claro, a juçara, mas também outras iguarias da culinária. E segundo a organização, além da culinária típica, apresentações culturais e música ao vivo, artesanato, dentro de um ambiente propício de pura natureza. A festa começa neste domingo, 20, a partir das 12h, e vai até o dia 10 de novembro (todos os domingos).
De quando foi idealizada em 1969, pela saudosa professora, geógrafa, historiadora e engenheira agrônoma Rosa Mochel (1919-1985), até os dias de hoje, muita coisa mudou, com exceção do orgulho daqueles que fazem a festa acontecer: a comunidade.
Rosa Mochel, que tinha um sítio no Maracanã, criou e organizou a festa junto com a comunidade. Hoje coordenada por uma Associação, a festa ganhou inovação e modernidade sem perder a tradição, com atrativos da culinária maranhense e programação cultural local.
Dona Cotinha, que também se envolveu na criação da festa, chegou ao Maracanã, vinda da cidade de Rosário, com 16 anos. Meteu a mão na massa, literalmente, e ajudou a consolidar o evento. Com o passar do tempo, viu os filhos, netos e demais membros da família também se envolverem na tradição. Viu também o progresso chegar com a substituição do processo manual pelas máquinas.
O Parque possui 70 associados, 52 barracas, sendo 33 padronizadas, distribuídas entre a Arena Rosa Mochel (com 30 barracas), e a Praça de Alimentação (que homenageia Dona Cotinha, com mais de 20 barracas) funcionando com a comercialização da juçara, de comidas típicas, lanches e bebidas.
O objetivo da festa é valorizar a produção da Juçara e seus subprodutos; preservar a cultura local através dos saberes tradicionais; aumentar a renda dos moradores, por meio da comercialização da fruta típica existente no bairro Maracanã e adjacências.
Distante 25 km da capital, o Maracanã fica na zona rural do município. Nesta, época do ano, recebe visitantes de todos os lugares atiçados pela fruta típica existente no bairro e adjacências.