copa seleções

Com foco na preservação da Amazônia, Maranhão sedia evento com lendas do futebol

O evento esportivo começa no dia 12 deste mês e segue até o dia 19.

Estádio Castelão receberá os jogos da Copa das Seleções Vozes da Amazônia (Foto: Brunno Carvalho)

O Governo do Maranhão é um dos correalizadores e apoiador da Copa das Seleções Vozes da Amazônia, evento esportivo que reunirá ex-atletas do futebol do Brasil, Uruguai, Argentina e Angola. O evento será realizado no Estádio Castelão, em São Luís, e além da disputa esportiva, contará com uma extensão programação que busca a valorização dos povos originários, da igualdade racial e de gênero, da diversidade LGBTQIA+ e da luta pelos direitos das mulheres.

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Naldir Lopes, explicou que o evento esportivo começa no dia 12 deste mês e segue até o dia 19. Ele destacou a visibilidade internacional que será proporcionada para o Maranhão e para a pauta da sustentabilidade e preservação da Amazônia resgatando a contribuição da cultura indígena e quilombola nesse processo.

“Será uma grande honra sediar a Copa Seleções Vozes da Amazônia e trazer essa linda celebração do esporte e diversidade para o Castelão. Realizamos várias melhorias no Gigante do Outeiro e vamos inaugurar, na abertura do evento, obras que vão garantir mais conforto e segurança para a população maranhense e todo público presente. Reuniremos vários nomes de peso do futebol nacional e mundial e com certeza será um evento inesquecível para o Maranhão”, afirmou o secretário Naldir Lopes.

Entre os nomes já confirmados para a competição estão Maicon, Ramires, Michel Bastos, Aldair, Giovanni, Nilmar, Cláudio Caçapa, Anderson Polga, Gabriel, Maurinho, André Santos e o treinador Narciso (pela seleção brasileira); Álvaro Recoba, Marcelo Zalayeta, Rodrigo Muñoz, Alejandro Lembo, Darío Rodríguez e Fabián Canobbio (pela seleção uruguaia); Pablo Daniel Osvaldo, José Basualdo, Claudio Omar García, Ángel Gastón Casas (pela seleção argentina); Fabrice Akwa, Flávio Amado, Zé Kalanga e Mendonça (pela seleção angolana).

Além do Governo do Maranhão, o Ministério dos Povos Indígenas é apoiador e correalizador do evento, que é promovido pela World Legends e pelo Instituto Brasil (Ibra). O sócio-proprietário da World Legends, o jogador Somália, definiu a Copa das Seleções Vozes da Amazônia como uma celebração do futebol como paixão nacional, interagindo com as culturas indígenas e afro-brasileiras.

“Teremos uma série de debates para dialogar com a diversidade de gênero e sexual, com visitas a escolas e comunidades de São Luís, apresentações artísticas, palestras educativas e interações esportivas. O foco é empoderar vozes marginalizadas e promover a inclusão, servindo como modelo para ações de transformação social”, afirmou o sócio-proprietário da World Legends.

O evento também deve movimentar a economia local, atraindo turistas do Brasil e do mundo, fortalecendo o comércio e o setor de serviços, o que proporciona um impacto positivo para a economia com oportunidades de geração de emprego e renda.

“Queremos impulsionar a geração de emprego e renda, promovendo o turismo cultural, estimulando a economia local e valorizando os produtos e serviços das comunidades tradicionais. O evento cria oportunidades diretas e indiretas para artesãos, agricultores familiares e pequenos empreendedores, fortalecendo as cadeias produtivas locais. A presença de visitantes e turistas também terá um impacto positivo no comércio e na prestação de serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável da região”, declarou o jogador Somália.

A Copa das Seleções Vozes da Amazônia contará com transmissão ao vivo para diversos países e plataformas digitais. A expectativa é mobilizar milhões de pessoas, incluindo os fãs do futebol e também ativistas das causas ambientais e culturais.

Preparação para a COP30

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, é a embaixadora da Copa das Seleções Vozes da Amazônia, o que reforça o compromisso do evento com a preservação da Amazônia e a valorização dos povos indígenas. O torneio é parte de um movimento preparatório para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada na cidade de Belém (PA), em novembro de 2025.

Confira a programação completa:

Dia 12 (Abertura da Copa Seleções)

13h – Ação em comemoração ao dia das crianças 

14h30 – Solenidade de abertura 

15h30 – Jogo das mulheres indígenas e quilombolas

17h – Jogo – Angola  x Argentina

19h – Jogo – Brasil x Uruguai

Dia 13

15h – Feira de artesanato e shows com artistas da terra no Centro Histórico.

Dia 14

10h – Visita e bate-papo dos atletas da Copa Vozes da Amazônia em três escolas, simultaneamente, em São Luís 

15h – Grito dos povos – Painel Temático: Questões Climáticas e Organização para a COP30 no IEMA Almirante Tamandaré

Dia 15

10h – Visita das delegações de atletas ao Shopping da Criança

15h – Visita das delegações de atletas ao Quilombo Urbano da Liberdade

16h30 – Visita ao Clube de Reggae do Quilombo

17h – Visita ao Terreiro do Quilombo

17h30 – Visita a barracão de bumba-meu-boi

Dia 16

15h – Jogo de equipes de escolinhas da Sedel

17h – Jogo Argentina x Uruguai

19h – Jogo Brasil x Angola

Dia 17

11h – Atletas realizam plantio mudas de árvores nativas no Parque Rangedor

19h – Debate sobre política pública de esporte na UFMA

Dia 18

Coletivas de imprensa sobre a rodada final da Copa Vozes da Amazônia

Dia 19

13h – Feira Mais Renda de Economia Solidária e atendimento Unidade Móvel VIVA/Procon

15h – Esporte indígena Corrida de Tora 

16h – Solenidade de encerramento e shows

17h – Jogo entre Angola x Uruguai 

19h – Jogo entre Brasil x Argentina

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias