ANP fiscaliza postos de combustíveis no Maranhão e autua estabelecimentos por irregularidades
No Maranhão, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou ações de fiscalização em 13 postos de combustíveis ao longo da semana, em parceria com o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA). As operações ocorreram em São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Santa Rita, […]
No Maranhão, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou ações de fiscalização em 13 postos de combustíveis ao longo da semana, em parceria com o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA).
As operações ocorreram em São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Santa Rita, além de inspeções exclusivas da ANP nas cidades de São Luís e Açailândia.
As fiscalizações identificaram irregularidades em quatro postos, localizados em São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Santa Rita.
Entre as infrações encontradas, estavam o uso de termodensímetros, equipamento destinado à verificação de qualidade do etanol, fora das especificações técnicas; falta de informações necessárias aos consumidores; utilização de bombas em más condições de uso; ausência de análise de qualidade dos combustíveis, mesmo quando solicitada; e inadequação das instalações e equipamentos às normas de segurança vigentes.
Essas irregularidades comprometem a confiabilidade dos serviços prestados aos consumidores e o cumprimento da legislação de segurança e qualidade. Nos demais municípios fiscalizados, a ANP não constatou infrações.
Durante as ações, foram coletadas 12 amostras de combustíveis em diferentes locais para análises laboratoriais mais detalhadas, visando garantir a conformidade dos produtos.