Últimos dias para inscrições de bolsistas no programa Agente Local de Inovação
Interessados em participar do programa do Sebrae têm até o dia 17 de setembro para se candidatar a bolsas que variam entre R$ 5.000,00 e R$ 6.500,00.
O edital para bolsistas prevê 54 vagas, sendo 50 vagas para agentes de inovação e 4 vagas para orientadores que irão atuar em diversas regiões do Maranhão. As inscrições podem ser feitas por meio do site https://www.concepcaoconsultoria.com.br em Sebrae/MA ALI 2024.
Para ser um Agente Local de Inovação é preciso atender alguns requisitos, como ter ensino superior completo em áreas de interesse do Sebrae e até dez anos de formado. As vagas são para as modalidades ALI Produtividade, ALI Rural, ALI Educação Empreendedora, ALI Ecossistemas e ALI Indicação Geográfica. A bolsa do ALI tem duração de até 30 meses, a depender da modalidade escolhida pelo candidato.
O processo de inscrição é simples e basta preencher as informações e atender aos requisitos previstos no edital. O processo será feito por etapas compostas por análise curricular e documental, avaliação de conhecimentos com prova objetiva e subjetiva, perfil e entrevista individual por competências.
Ativo há mais de 12 anos, esse programa é um dos pilares de atuação do Sebrae. O objetivo é alcançar os empreendedores por meio dos bolsistas. A metodologia aplicada prevê o atendimento a micro e pequenas empresas, escolas públicas do ensino básico e propriedades rurais.
O programa funciona como uma iniciativa que visa inserir a inovação no dia a dia das empresas, principalmente nas micro e pequenas. “Os agentes capacitados vão oferecer consultoria e suporte personalizado para implementação de soluções inovadoras que atendam às necessidades específicas de cada negócio”, explicou o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão, Cesar Guimarães.
Fique por dentro de como será a atuação do Agente Local de Inovação:
ALI Produtividade: os agentes selecionados vão desenvolver atividades que permitam avaliar o impacto da inovação na produtividade dos pequenos negócios, a partir do uso de ferramentas e metodologias ágeis que possibilitem a implantação de soluções inovadoras. O trabalho de campo envolve visitas aos empreendimentos e realização de levantamentos e diagnósticos para solucionar possíveis gargalos.
ALI Rural: o bolsista vai atuar na identificação de problemas e aplicação de ferramentas e metodologias em empresas rurais, em especial micro e pequenos produtores rurais. O objetivo é tornar essas propriedades mais inovadoras e sustentáveis.
ALI Educação Empreendedora: nesta modalidade, o objetivo é estimular a incorporação da temática da inovação nas práticas educacionais das instituições de ensino. O trabalho é focado em estabelecimentos da educação básica.
ALI Indicação Geográfica: os selecionados terão a missão de fortalecer as indicações geográficas brasileiras, tornando-as mais inovadoras e sustentáveis. É uma atividade que utiliza a propriedade intelectual para estimular a inovação nos territórios.
ALI Ecossistemas: a ideia é ativar a inovação no território, como forma de articular, integrar e dinamizar os atores de inovação, contribuindo para a promoção do desenvolvimento local e dos pequenos negócios, a partir de atividades de extensão tecnológica.
Como participar
Antes de se inscrever, o candidato deve ler com atenção o edital, para garantir que atende todos os requisitos específicos para concorrer a vaga pretendida. Com as inscrições abertas até o dia 17 de setembro, o candidato deve preencher o formulário, confirmar a inscrição e acompanhar atentamente o andamento do processo seletivo.