PARALISAÇÃO

Trabalhadores da limpeza de hospitais municipais podem entrar em greve nesta quarta (18) em São Luís

Procurada por O IMPARCIAL, a Secretaria Municipal de Saúde negou atraso no pagamento dos salários, que motiva a possível paralisação

Créditos - Reprodução

Os trabalhadores responsáveis pela limpeza nas unidades de saúde de São Luís — incluindo os hospitais Socorrão 2, da Mulher e da Criança, além das unidades mistas — podem iniciar uma paralisação a partir de quarta-feira (18) por falta de pagamento de salários e atraso no repasse do ticket de alimentação.

De acordo com os relatos, o problema vem ocorrendo nos últimos meses. A justificativa da empresa é que a Prefeitura de São Luís não vem realizando o pagamento do contrato.

Com isso, os funcionários do Hospital Socorrão 2, Socorrinho do São Francisco, Hospital da Criança, Posto de Saúde do Anil, Posto de Saúde da Cidade Olímpica e do Coroadinho prometem uma paralisação de advertência. Se nada for resolvido, decretarão greve por tempo indeterminado.

Levando em consideração todas as unidades de saúde que contam com os serviços destes profissionais na capital, incluindo os hospitais Socorrão 2, da Mulher e da Criança, são mais de 400 trabalhadores que podem paralisar as atividades.

Presidente do Sindicato de Asseio e Conservação de São Luís (SEEAC), Maxwell Bezerra afirma que a Maxtec aguarda o repasse dos recursos – autorizado desde o dia 9. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde não o liberou até o momento. O atraso impede a empresa de realizar os pagamentos devidos aos funcionários.

No final do ano passado, funcionários da mesma empresa, que prestam serviços para a Prefeitura de São Luís no Hospital Socorrão 2, também realizaram uma paralisação para chamar a atenção das autoridades e da população.

Com os mesmos problemas, os servidores reclamavam da falta de pagamento de salários por até cinco meses e do atraso no repasse do ticket de alimentação.

O que diz a Prefeitura de São Luís

Procurada por O IMPARCIAL, a Secretaria Municipal de Saúde negou que ha atraso no pagamento da prestadora de serviços de limpeza hospitalar. A Semus também informou que uma reunião com a empresa foi realizada ontem (16).

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que não há atraso no pagamento da Maxtec, prestadora de serviços de limpeza hospitalar.

Em relação à reivindicação dos funcionários da empresa terceirizada, sobre atraso salarial e no repasse do Vale Alimentação, a Semus comunica que notificou a empresa para que seja regularizado imediatamente o benefício, além da exigência da manutenção regular do pagamento dos salários de seus funcionários até o quinto dia útil do mês, sob pena de aplicação das sanções cabíveis na legislação.

Por fim, a Semus informa que foi realizada uma reunião com a empresa prestadora dos serviços de limpeza hospitalar, nesta segunda-feira (16), para tratar sobre o assunto e garantir que a situação seja regularizada imediatamente.
Atenciosamente,

SECOM | Prefeitura de São Luís

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias