Ensino Superior

Tecnologia e aprendizado: entrevista com Dr. Antônio Augusto, coordenador do curso de medicina do IDEA em São Luís

A instituição oferece um ambiente de aprendizado enriquecedor, apoiado por uma infraestrutura de ponta e um corpo docente experiente.

Dr. Antônio Augusto, coordenador do curso de medicina do IDEA (Foto: Divulgação)

O Instituto de Desenvolvimento e Aprendizagem (IDEA) irá fornecer uma oportunidade excepcional para os futuros médicos de São Luís. O IDEA se destaca por um currículo prático que é baseado nas competências essenciais para o exercício da profissão e se dedica à formação de profissionais altamente qualificados, integrando inovação, pesquisa e práticas avançadas. A instituição oferece um ambiente de aprendizado enriquecedor, apoiado por uma infraestrutura de ponta e um corpo docente experiente.

O Imparcial conversou com coordenador do curso de medicina do IDEA, Dr. Antônio Augusto Melo Silva, que deu mais detalhes sobre a instituição e os seus projetos para o ensino da medicina na capital maranhense.

Dr. Antônio Augusto, coordenador do curso de medicina do IDEA (Foto: Divulgação)

O Imparcial: Como a IDEA chegou no Maranhão?

Dr. Antônio: O Idea chegou ao Maranhão para proporcionar um ensino de medicina de qualidade. O estado tinha a maior carência de médicos e o IDEA chegou ao Maranhão exatamente para suprir essa carência e proporcionar um ensino de qualidade.

O Imparcial: O que é a IDEA Medicina?

Dr. Antônio: O IDEA é um curso de medicina montado em três pilares: o primeiro é uma estrutura tecnológica de ponta; o segundo é o projeto pedagógico que a instituição chama de ensino híbrido, onde temos as aulas teóricas com o ensino tradicional e as chamadas metodologias ativas, que é direcionado ao aluno, e o terceiro pilar da IDEA é o corpo docente com mais da metade dos profissionais titulares e também professores mais jovens.

Laboritórios do IDEA (Foto: Divulgação)

O Imparcial: O que a IDEA traz de diferencial em relação a concorrência?

Dr. Antônio: O cotidiano na pratica do aluno, a medida em que o mesmo vai adquirindo a formação clínica desde o primeiro período, ele vai se inserindo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em seguida os equipamentos de média complexidade das Unidades Mistas. Então ao longo do curso as aulas práticas vão aumentando na medida em que o aluno vai adquirindo a capacidade clínica.

Laboritórios do IDEA (Foto: Divulgação)

O Imparcial: A IDEA está com quantos alunos nesse primeiro período?

Dr. Antônio: 60 vagas anuais

O Imparcial: Qual a composição do corpo docente do IDEA?

Dr. Antônio: O corpo docente é praticante de profissionais do Maranhão. A maioria possui residência, mestrado e doutorado por universidades de fora do Estado, com vários formados em universidades do exterior, como a Universidade de Michigan, na Georgetown University e na Brooklyn University, todas nos Estados Unidos.

O Imparcial: O senhor como coordenador do Curso de Medicina do IDEA, qual a sua formação?

Dr. Antônio: Eu sou epidemiologista, aposentado pela Universidades Federal do Maranhão com mais de 300 trabalhos publicados, fiz mestrado e doutorado na USP de Ribeirão Preto e pós-doutorado na Universidade de Oxford no Reino Unido.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias