São Luís lidera ranking de denúncias de irregularidades eleitorais no aplicativo Pardal
Comícios, showmícios, além da veiculação irregular de conteúdo em jornais e revistas, também figuram entre as principais queixas.
A cidade de São Luís lidera o ranking de irregularidades eleitorais, acumulando 708 denúncias registradas no aplicativo “Pardal”, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em segundo lugar, está o município de João Lisboa, que acumula 85 denúncias, de acordo com os dados mais recentes disponibilizados pelo site oficial do TSE.
Em todo o estado do Maranhão, a maior parte das denúncias é direcionada a candidatos a vereador, somando 850. As queixas contra prefeitos chegam a 492, seguidas por 217 denúncias contra partidos e apenas 5 contra vice-prefeitos.
A irregularidade mais denunciada no aplicativo é o uso inadequado de banners, cartazes ou faixas, com um total de 524 registros.
Comícios, showmícios, além da veiculação irregular de conteúdo em jornais e revistas, também figuram entre as principais queixas.
Outras irregularidades denunciadas incluem o uso de adesivos, amplificadores de som e a disseminação de informações pela internet.
O aplicativo também registra queixas sobre o uso de bens públicos, outdoors e a distribuição de brindes, além de infrações envolvendo emissoras de rádio e televisão, que devem seguir normas eleitorais rigorosas.