INFRAÇÕES

São Luís é líder em ranking de denúncias eleitorais no app Pardal

Em todo o Maranhão, a maioria das denúncias são contra vereadores, somando 850

Foto: O IMPARCIAL

A cidade de São Luís lidera o ranking de denúncias de irregularidades nas campanhas eleitorais no aplicativo “Pardal”, lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – com 708 denúncias. Os dados são dessa quinta-feira (26), data que marcou os 41 dias de campanha eleitoral.

O município de João Lisboa aparece em segundo lugar, com 85 denúncias – segundo os dados mais recentes do site oficial do TSE.

Os números apontam que – em todo o Maranhão – a maioria das denúncias são contra vereadores, somando 850, 492 contra prefeitos, 217 contra partidos e 5 contra vice-prefeitos.

Dessa forma, o tipo de irregularidade que é mais denunciado no app é sobre banners, cartazes ou faixas, com 524 denúncias. Além disso, essa categoria é a mais frequente entre as queixas registradas.

Os municípios maranhenses e seus respectivos números de denúncias. Créditos – Reprodução

Durante o período de campanha eleitoral, diversas pessoas denunciaram irregularidades, refletindo preocupações com a lisura do processo. Entre elas, as principais queixas estão os comícios, showmícios e conteúdo veiculado em jornais, revistas, bem como tabloides.

Também houve denúncias sobre o uso de adesivos, alto-falantes ou amplificadores de som e a propagação de informações pela internet.

Outras infrações incluem a confecção, utilização ou distribuição de brindes, bem como a omissão de informações obrigatórias, além de folhetos, volantes, santinhos e impressos.

As cidades maranhenses com 4 ou menos registros de denúncias. Créditos – Reprodução

Além do mais, os banners, cartazes e faixas utilizados inadequadamente foram outra fonte de denúncias – assim como a conduta vedada a emissoras de rádio e televisão na programação normal, que deve seguir normas rigorosas durante o pleito.

O Pardal também registra irregularidades relacionadas a bens públicos e o uso de outdoors, evidenciando a necessidade de um acompanhamento rigoroso para garantir um processo eleitoral justo e transparente.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias