Programação com acessibilidade para pessoas surdas integra a 18ª Primavera dos Museus no CCVM
O Centro Cultural Vale Maranhão integrará a semana com uma programação dedicada à acessibilidade para pessoa surda.
A 18ª Primavera dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, terá em 2024 a temática Museus, acessibilidade e inclusão, lançando luz sobre o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas. O Centro Cultural Vale Maranhão integrará a semana com uma programação dedicada à acessibilidade para pessoa surda.
Compondo a programação realizada no CCVM, a exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, realizada pelo Museu da Língua Portuguesa e correalizada pelo CCVM,apresenta a diversidade de línguas indígenas faladas no território brasileiro e conta com dispositivos de interatividade e acessibilidade em libras e braile.
No dia 28 de setembro, das 16h às 18h, será realizada uma visita mediada à mostra, com interpretação em libras, para o público surdo espontâneo que comparecer ao CCVM.
Na quarta-feira (25), às 15h, será realizada a conversa aberta Desafios e Conquistas em Acessibilidade para Pessoas Surdas. O momento é direcionado a todos os públicos, com o objetivo de desconstruir preconceitos e gerar empatia sobre as questões que envolvem a comunidade e o sujeito surdo, contextualizando processos e conquistas da comunidade em São Luís a partir de relatos de experiências da intérprete de libras Angelina Freitas e do professor Antonio Hercles.
A Primavera dos Museus é um evento cultural criado com o objetivo de intensificar a relação entre os museus e a sociedade, promovendo a valorização do patrimônio cultural brasileiro e objetivando a democratização do acesso à cultura e o estímulo à educação e à reflexão sobre temas culturais urgentes. A programação no CCVM é toda gratuita. O espaço está localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.
Sobre os participantes
Angelina Freitas é ouvinte, graduada em Pedagogia com Proficiência em língua Brasileira de Sinais e pós-graduada em Educação Especial, Educação Inclusiva e Atendimento Educacional. Foi a primeira intérprete de libras na Câmara Municipal de São Luís.
Antônio Hercles é surdo, graduado em Ciências Contábeis e Letras – Libras pela UFMA, pós-graduado em Educação Especial com ênfase em Surdez e Libras pelo Instituto Brasileiro de Formação, Treinamento e Capacitação Continuada – UniBF e mestrando em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Docente e Práticas Educacionais (UFMA).
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: