Professor da rede pública de Açailândia é finalista do Prêmio Educador Nota 10
Com projeto sobre mudanças climáticas, o educador Raifran Abidimar de Castro, do IFMA, foi selecionado para a etapa final da maior premiação da educação básica do país.
O professor de geografia Raifran Abidimar de Castro, do Instituto Federal do Maranhão de Açailândia, é um dos nove finalistas do Prêmio Educador Nota 10, o maior e mais importante prêmio de educação básica no Brasil. O educador foi um dos destaques na categoria Sustentabilidade, que reconhece práticas pedagógicas voltadas à promoção e implementação do desenvolvimento sustentável das cidades, assim como à conservação e geração de conhecimento sobre temas como recursos naturais e economia circular.
A cerimônia de premiação, que anunciará a classificação de cada participante e divulgará o Educador do Ano, será realizada no dia 12 de novembro, na Pinacoteca, em São Paulo (SP).
O Prêmio, que busca valorizar iniciativas que contribuem para a transformação da educação brasileira, é realizado pelo Instituto SOMOS – organização sem fins lucrativos comprometida com a democratização do acesso à educação, à leitura e às competências do futuro em promoção da reinvenção da educação para o aluno – e conta com o Instituto Bandeirantes e o Grupo Bandeirantes de Comunicação como parceiros.
Buscando despertar a conscientização ambiental em seus alunos, Raifran desenvolveu o projeto intitulado “Jogo didático ‘DanTUS’ como objeto de aprendizagem sobre mitigação dos efeitos das Mudanças Climáticas com Sustentabilidade”. Trata-se de um jogo didático que propõe que os alunos analisem uma série de situações-problema relacionadas a assuntos como degradação ambiental e sustentabilidade, e os estimula a pensar em estratégias, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, capazes de enfrentar tais questões.
“O que me motivou a desenvolver esse projeto foi perceber que os estudantes tinham conhecimento sobre as questões climáticas atuais, mas ainda precisavam de um embasamento para compreender de que forma elas afetam o ecossistema, principalmente seu cotidiano”, explica o Abidimar. “A ideia é que eles estejam cada vez mais preparados para trazer propostas de mitigação para esses problemas”, compartilha o professor.
Prêmio Educador Nota 10
Organizado pelo Instituto SOMOS, organização sem fins lucrativos mantida pela SOMOS Educação, um dos maiores grupos de educação básica do país, o Prêmio reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.
Ao longo de mais de 25 anos de história, foram premiados 270 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 3,3 milhões em prêmios no total. O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita, sendo organizado pelo Instituto SOMOS desde 2023.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: