Pablo Marçal propõe que Maranhão seja a capital do Brasil se for presidente
Candidato à Prefeitura de São Paulo defende mudança como estratégia de desenvolvimento para o Nordeste.
O candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), causou surpresa ao apresentar uma ideia singular durante entrevista ao Poder360 nesta sexta-feira (27). Marçal afirmou que, se for eleito presidente em uma futura disputa, planeja mudar a capital do Brasil para o Maranhão, como parte de uma estratégia voltada ao desenvolvimento do Nordeste.
“Vou revelar algo inédito: se eu me tornar presidente, a capital do Brasil será transferida para o Maranhão. Já foi no Rio de Janeiro, e agora chegou a hora de resgatar o Nordeste”, declarou o candidato.
De acordo com Marçal, essa iniciativa visa descentralizar o poder político e econômico do Brasil, beneficiando uma região historicamente afetada por desigualdades em relação ao Sudeste e Sul do país. Ele acredita que a mudança da capital poderia atrair investimentos e gerar novas oportunidades de emprego e crescimento no Maranhão e em outros estados do Nordeste.
A realocação da capital já ocorreu antes no Brasil, quando, em 1960, Brasília foi construída para substituir o Rio de Janeiro como sede do governo federal. Marçal parece estar inspirado por esse exemplo para promover uma nova fase de desenvolvimento regional, mas ainda precisará conquistar a confiança dos eleitores e demonstrar a viabilidade de sua proposta aos poderes instituídos.