Operação Anúbis: Polícia Federal desmantela esquema de fraudes no sistema previdenciário em Caxias
Investigados usavam identidades de falecidos para saques indevidos de benefícios, gerando grandes prejuízos aos cofres públicos.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (20), a Operação Anúbis, com o objetivo de combater crimes contra o sistema previdenciário praticados por uma associação criminosa na cidade de Caxias, no Maranhão. O grupo investigado se apropriava da identidade de pessoas já falecidas para realizar saques irregulares de benefícios previdenciários.
As investigações, iniciadas em 2023, revelaram um esquema sofisticado de fraudes, que envolvia a falsificação de documentos e a manutenção de benefícios de titulares já mortos, através de provas de vida fraudulentas e retiradas indevidas de parcelas mensais. Esse esquema causou um grande rombo financeiro aos cofres públicos.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Caxias, além da coleta de dados por meio do afastamento de sigilo telemático. Os envolvidos podem ser processados por crimes como associação criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documentos públicos e falsa identidade, crimes cujas penas podem totalizar até 17 anos de prisão.
Os materiais apreendidos serão submetidos a perícia, na tentativa de identificar mais provas e possíveis novas pessoas envolvidas no esquema fraudulento. O nome da operação, Anúbis, faz referência à divindade egípcia que, segundo a mitologia, era responsável por guiar os mortos e proteger túmulos, simbolizando a relação com as práticas criminosas descobertas.