Oficina gratuita ajuda estudantes a tirar dúvidas para a redação do Enem
Ainda há vagas — veja como e onde se inscrever
Na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, a região nordeste deu show, com vários alunos que tiraram nota mil na redação. Dos 60 estudantes que alcançaram a nota máxima, 04 eram da Bahia, 03 de Sergipe e 02 de Pernambuco.
Em busca de colocar o Maranhão no mapa de alunos nota mil, o professor Julião, especialista em preparação para o Enem, destaca os principais erros que os alunos cometem e dá dicas essenciais para se sair bem na prova.
Segundo o professor, o primeiro ponto de atenção deve ser o domínio da norma culta da língua portuguesa.
“Muitos alunos em todo o Brasil têm dificuldade com essa competência. Em 2023, apenas 4 mil alunos, de um total de 2,7 milhões de textos corrigidos, conseguiram a pontuação máxima. O erro gramatical é o vilão de muitos alunos”, explica.
Para evitar isso, a dica é prática.
“Ninguém conserta erros gramaticais só com teoria. É preciso escrever muito, reescrever frases e parágrafos, treinar a produção de redações para minimizar esses erros”, ressalta.
Ainda segundo o professor, a maioria dos alunos se perdem na hora de argumentar seu ponto de vista e organizar as ideias de forma coesa.“O aluno tem boas ideias, mas não consegue organizá-las dentro das expectativas da banca. Isso prejudica muito”, diz. A dica é estudar redações nota máxima, disponíveis nas redes sociais, e praticar a escrita com frequência. “O texto coeso é aquele costurado, que não deixa o corretor confuso ou com a sensação de que algo está faltando”, explica.
Ler muito
Outra dica valiosa do professor Julião é se manter atualizado com a leitura, não apenas de notícias atuais, mas também dos principais eixos temáticos que o Enem costuma abordar.
“O Enem não traz temas diretamente ligados à atualidade, mas sim a eixos temáticos como cidadania, saúde, cultura e meio ambiente. O aluno deve se manter atualizado sobre esses assuntos, pois eles são fundamentais para uma boa argumentação”, orienta.
E para quem deseja saber mais dicas e macetes para se sair bem na redação do Enem, os alunos terão a oportunidade de participar de um Aulão de Redação para o Enem com o professor Julião, promovido pela Facimp Wyden. É neste sábado (28), às 8h.
- Ainda há vagas – e as inscrições podem ser feitas neste link ou pelo telefone (99) 98137-2706.
*Da assessoria