Círio de Nazaré de São Luís é reconhecido como Manifestação da Cultura Nacional
Projeto de Lei foi aprovado por Lula após tramitar pela Comissão de Educação e Cultura
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva sancionou — nesta segunda-feira (16) — o Projeto de Lei que reconhece o Círio de Nazaré de São Luís como Manifestação da Cultura Nacional.
Já registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão, a celebração é realizada todos os anos no bairro do Cohatrac, no segundo domingo de outubro — reunindo mais de 100 mil fiéis e movimenta a cidade durante todo o mês.
No último dia 13 de agosto, o Senado reconheceu o Círio manifestação da cultura nacional. O Projeto de Lei tramitava pela Comissão de Educação e Cultura e aguardava a sanção presidencial.
Para o Governo Federal, o reconhecimento do Círio de Nazaré como manifestação da cultura nacional destaca a importância da cerimônia não apenas para a fé dos devotos, mas para a identidade cultural e social de São Luís.
A sanção valoriza a celebração que enriquece a vida cultural, religiosa e social da cidade de São Luís e fortalece os vínculos do Círio de Nazaré que promovem o encontro entre tradição, fé e cultura.
“Acreditamos que o reconhecimento como manifestação da cultura nacional do Círio de Nazaré realizado na cidade de São Luís do Maranhão irá fortalecer a identidade cultural e espiritual da região, além de movimentar a economia local e promover nacional e internacionalmente a cidade, razões pelas quais somos favoráveis à iniciativa”, afirmou o senador Rogério Carvalho (PT-SE), que deu parecer favorável para que o PL fosse aprovado pela Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado.
O Círio de Nazaré já se configura como uma das maiores festas religiosas de São Luís. Devido a sua importância o Círio de Nazaré da capital maranhense já consta no calendário oficial de eventos do Estado do Maranhão (Lei n° 10768/2017).
Inspirada no Círio de Belém, celebrado no Pará há mais 200 anos, a celebração maranhense é realizada desde 1992. Na ocasião, a capela do bairro de Cohatrac foi elevada à categoria de paróquia e recebeu a imagem de Nossa Senhora de Nazaré trazida por missionários vindos de Belém, em comemoração aos 200 anos do Círio de Nazaré.
Desde então, a festa religiosa é realizada todo ano em outubro na capital maranhense e reúne milhares de fiéis.