Aluno de 14 anos mata quatro e fere nove em atentado a escola nos EUA
Alguns na escola inicialmente pensaram que se tratava apenas de outro exercício de simulação de ataque a tiros, disse uma estudante à AFP, referindo-se aos exercícios controversos comuns nas escolas americanas
Uma escola de ensino médio no estado da Georgia, nos Estados Unidos, foi alvo de um atirador nesta quarta-feira (4). Há relatos de mortes e feridos, e o suspeito do ataque foi preso.
Ele foi identificado ontem (4) pelas autoridades e já tinha sido investigado pelo FBI. Ele foi preso e será acusado de homicídio e julgado como adulto, informou o Departamento de Investigação da Geórgia (GBI).
Nesta quarta-feira, o FBI revelou que foi alertado sobre o suspeito há mais de um ano por ameaças de cometer um ataque a tiros na escola. Na época, o xerife do condado interrogou o pai do garoto, que negou as ameaças, e avisou às autoridades da escola para que ele fosse monitorado.
Por volta das 10h23, segundo o comunicado, a polícia local recebeu o relato de um tiroteio na Apalachee High School, que fica em Winder, nos arredores de Atlanta, na Georgia. Dezenas de agentes foram enviados ao local e o suspeito foi detido.
“Aproximadamente às 10h23, policiais de diversas delegacias e bombeiros foram enviados à escola devido a um relato de tiroteio”, diz o comunicado divulgado pelo gabinete do xerife de Winder, cidade nos arredores de Atlanta.
A rede de TV NBC fala em seis pessoas baleadas e diz que duas delas morreram. Já a CNN diz que são quatro mortos e 30 feridos. A informação ainda não foi confirmada pelas autoridades.
Segundo o jornal local Athens Banner-Herald, a Apalachee High School enviou uma mensagem aos pais às 10h45 do horário local dizendo que a escola estava em “lockdown rígido” após relatos de tiros.
“A polícia está aqui. Por favor, não tente vir à escola neste momento enquanto os policiais trabalham para proteger a área”, detalha a mensagem.
Escolas foram fechadas
Os estudantes foram retirados pela polícia de dentro do prédio da escola e levados ao campo de futebol da instituição. Por volta das 12h, um porta-voz disse que o incidente estava sob controle e que os alunos estavam sendo liberados.
Por determinação policial, todas as escolas do condado foram fechadas como “medida de precaução”. O escritório de campo do FBI em Atlanta enviou agentes para dar suporte à polícia local. Segundo a Casa Branca, o presidente Joe Biden já foi informado sobre o ocorrido.
Após mais um episódio da crise de violência armada nos Estados Unidos — com quase 400 ataques a tiros somente neste ano, segundo uma contagem — pessoas se reuniram em um campo esportivo fora da Apalachee High School, algumas formando um círculo com os braços entrelaçados.
Neste ano, houve pelo menos 384 ataque a tiros em massa nos Estados Unidos.