Venezuela bane X (antigo Twitter) após Maduro acusar suposta violação da lei
Acusando Elon Musk, proprietário da plataforma, de estar por trás de um ataque hacker que atingiu o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Maduro ainda ordenou que o órgão regulador de telecomunicações estabeleça outras penalidades contra o ex-Twitter
A rede social X (ex-Twitter) acabou banida da Venezuela após uma determinação de bloqueio por 10 dias ser solicitada pelo presidente Nicolás Maduro.
Acusando Elon Musk, proprietário da plataforma, de estar por trás de um ataque hacker que atingiu o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Maduro ainda ordenou que o órgão regulador de telecomunicações estabeleça outras penalidades contra o X.
Segundo relatos da agência France-Press (AFP), o bloqueio do X foi imediato e começou às 21 horas desta quinta (8), sendo que a rede social só pode ser acessada por meio de VPNs.
Por enquanto, o bloqueio do X é temporário e Maduro ainda disse:
A rede social X, e Elon Musk, dono do X, violou todas as normas da própria rede social, incitando o ódio, o fascismo, a guerra civil, a morte e o enfrentamento entre venezuelanos. E aqui se respeita a lei. Por isso foi assinada uma proposta feita pela Conatel (Comissão Nacional de Telecomunicações), que decidiu retirar a rede social X durante 10 dias. Fora X da Venezuela por 10 dias.
Cabe lembrar que Maduro e Musk vem brigando publicamente na rede social X desde a eleição venezuelana e, conforme o tempo passa, o país vem se fechando cada vez mais.
No começo desta semana, Maduro acusou outras redes sociais de “incitarem a violência” no país, sendo que ele recomendou o uso do Telegram e WeChat para substituir o WhatsApp.
No momento, Brasil, México e Colômbia não reconhecem a vitória de Maduro e exigem a divulgação das atas eleitorais.