Amizade celebrada no palco

Sérgio Habibe e Josias Sobrinho cantam juntos sucessos de suas trajetórias, neste sábado (31)

A celebração será no palco das instalações do Hostel Reviver(Centro Histórico), no dia 31 de agosto, às 21h, com o show Amizades. Não por acaso, esse também será aniversário de Sérgio Habibe, de 75 anos.

(Foto: Internet)

Das coisas raras de se ver: amigos com mais de 50 anos de história. E se essa amizade fosse celebrada com músicas cantadas e compostas pelos próprios amigos? Melhor ainda, não acham? Pois os mais de 50 anos de amizade entre os artistas maranhenses Sérgio Habibe e Josias Sobrinho serão celebrados no palco das instalações do Hostel Reviver (Centro Histórico), no dia 31 de agosto, às 21h, com o show Amizades. Não por acaso, esse também será aniversário de Sérgio Habibe, de 75 anos.

Nessa celebração de amizade, o sorriso de satisfação de ambos, ao falar e relembrar do começo de tudo, fica estampado no olhar. “Josias Sobrinho é uma amizade antiga dos anos 1970 quando nós estávamos no Laborarte. E essa amizade cresceu. Então, já fiz shows com ele, já participamos de peças de teatro do Laborarte. Fizemos músicas juntos e ele é um parceiro e tanto. É um irmão e tanto, é uma amizade que eu cultivo. Porque amizade é assim, né? É amizade mesmo. Ele é meu irmão que não é do mesmo sangue, mas é meu irmão. É uma pessoa que eu gosto muito. E que está aqui dentro desse velho coração”, celebrou Sérgio Habibe.

Para Josias Sobrinho, a recíproca é verdadeira. “Dividir o palco com Sérgio Habibe é muito significativo para qualquer um de nós por tudo que ele representa, pela beleza de sua obra, pela grandeza de sua pessoa sempre carinhosa e amiga. Eu que o conheci em um palco mostrando sua música quando eu ainda nem esboçava um trabalho musical. Um dos mestres que tenho e admiro muito. Grande honra”, disse Josias Sobrinho.

Sérgio lembra ainda, que depois se conheceram ficaram distantes quando ele foi estudar flauta no Rio de Janeiro, depois foi para os Estados Unidos, nesse tempo Josias saiu do Laborarte. E quando Sérgio voltou, encontrou um Josias mais maduro. “Cantando muito, compondo muito. Olha, ele gravou agora 100 músicas, botou 100 músicas nas plataformas, algo incrível”, elogia.

O show foi pensado em conjunto, mas o tema foi ideia de Josias. Uma amizade cultivada há mais de 50 anos. “Sim, mais de 50 anos, e já fizemos músicas juntos, já trabalhamos juntos, nos conhecemos mais de que os nossos filhos nos conhecem, porque vivemos muito tempo juntos. Esse show vai ser muito bonito. O último show que nós fizemos juntos se chamava Trilhas, e teve uma participação até de Rita Beneditto. Isso foi há 5 anos e foi muito bonito. E agora vai ser esse show lindão”, disse Habibe.

Com um repertório musical que conta a trajetória da dupla, as mais de 20 canções revelarão os artistas por detrás de cada letra. Sérgio Habibe contou que a dinâmica do palco será a apresentação das músicas solos de cada artista cantadas em dueto.

“Cantaremos juntos. Ele canta só algum momento, eu canto só em outro momento, mas a gente vai cantar muito juntos mesmo, as músicas que eu conheço dele, ele conhece minhas músicas, e a gente vai fazer dueto. É um show bonito”, disse Sérgio.

Uma das canções de destaque é “Mágico do Mundo”, uma música que fizeram para uma peça dirigida por Tácito Borralho, e que retrata um momento importante do teatro do Maranhão. O show encerra com “Quadrilha”.

Embora a amizade e parceria na vida já perdurem mais de 50 anos, as parcerias musicais não foram tantas. E no planejamento para esse show isso foi algo que inquieto.

“Agora que eu acho que a gente vai despertar para fazer músicas juntos, sabia? Eu falei ‘poxa Josias, amigos há tantos anos nós fizemos 2 ou 3 músicas somente? Isso é muito pouco. Vamos trabalhar mais juntos?’. Ele disse, vamos”.

Para Josias, trabalhar em parceria ainda é um desafio a superar. “Pela minha timidez natural. Precisa de muita molecagem em comum para quebrar os gelos bobos que bloqueiam costumeiramente. Mas estamos chegando lá. Já somos parceiros em circunstâncias de viver em música no modo autoral por estas bandas. Muito barra pesada quase sempre, mas muito gratificante pela consciência mútua que temos desse construir a ferro e fogo nossas paradas. Cê la vie! E não tendo a vergonha de ser feliz!!!”, disse.

Sérgio encerra a nossa conversa dizendo que esse show é uma realização, por estar em companhia de Josias Sobrinho. “Esse garoto tá aqui dentro desse coração velho porque nós nos relacionamos muito bem. Ele é uma pessoa maravilhosa. Com essa calma dele ele sabe se colocar, uma coisa bem lenta, de explicar. Eu gosto disso. Ele explica tudo cdireitinho o que ele quer, o que não quer. Eu já sou um pouco mais elétrico, mais veloz nessa história toda. Eu digo mesmo vai ser um show muito bonito porque nós temos tudo para fazer um show bonito”.

Sobre Sérgio Habibe

Prestes a completar 75 anos, o artista, compositor de “Eulália”, “Ponteira”, “Panaquatira”, “Cavalo Cansado”, “Dia de Será”, dentre tantas outras obras, disse que quer se manter ainda mais pulsante na música. No auge de um novo projeto musical, que será lançado em setembro, ele mostrará ao público 60 canções, composições já gravadas e outras inéditas. Na primeira fase de lançamento, no dia 19 de setembro, 22 músicas estarão em todas as plataformas de streaming.

Sobre Josias Sobrinho

Com o projeto “Canção em Canção” lançado no ano passado, esse maranhense de Cajari, de 70 anos, é considerado um dos mais importantes compositores de sua geração, com uma obra bastante representativa do período que compreende os anos 1970 até a atualidade. O cantor, compositor, produtor cultural, poeta e dramaturgo botou 100 músicas inéditas, autorais e em parcerias nos 10 volumes de “Canção em Canção”. Autor de “De Cajari Pra Capital”, “Engenho de Flores”, “Dente de Ouro”, “Catirina”, “Fogo de Palha”, “Caboclo de Pena”, “Coração Medalha”, “A Faca e o Ventre da Noite”, dentre centenas de composições, ele mostra que sua arte está mais viva do que nunca.

Serviço

O quê: Show Amizade, Sérgio Habibe e Josias Sobrinho
Quando: 31 de agosto, às 21h
Onde: Hostel Reviver (Rua de Nazaré, Centro Histórico)
Informações e vendas: 99112 5481

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias