ingressos gratuitos

São Luís recebe espetáculo teatral do grupo paulista Os Geraldos

“Cordel do Amor sem Fim – ou “A Flor do Chico” está em turnê por Belém, São Luís, Recife e Salvador, que também receberão oficinas.

Cordel do Amor sem Fim - ou A Flor do Chico. Crédito: João Caldas

Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico. Crédito: João Caldas

O grupo Os Geraldos, de Campinas, está embarcando em uma turnê pelo Norte e Nordeste do Brasil com o espetáculo “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”.

O grupo, que já passou por Belém, com um público de mais de 600 pessoas, estará em São Luís, seguindo depois para Recife e Salvador. Além das apresentações, a programação inclui uma residência artística em cada cidade, com oficinas de gestão cultural, acompanhamento da montagem técnica e do ensaio musical, e a oficina “A música e a cena”.

As apresentações em São Luís vão acontecer nos dias 30 e 31/08, no Teatro João do Vale, com ingressos gratuitos.

Com texto de Claudia Barral e direção de Gabriel Villela, a peça, que estreou em 2021, tem alcançado sucesso de público e crítica em importantes circuitos teatrais brasileiros, como o Festival de Curitiba, o Cena Contemporânea (Brasília/DF), o Tiradentes em Cena (MG), o Festival Nacional de Teatro de Passos, dentre outros, já tendo sido vista por mais de 10 mil pessoas, de 27 municípios brasileiros.

A história nos apresenta três irmãs que vivem em Carinhanha, uma cidade do sertão baiano, às margens do Rio São Francisco. A mais nova das moças, às vésperas de seu noivado, apaixona-se por um viajante no porto, um acaso que muda o rumo de todas as personagens dessa história sobre a espera, o tempo e o amor. Com músicas tocadas e cantadas ao vivo, a obra trará canções da Música Popular Brasileira.

A montagem reúne artistas que têm em comum o trabalho com o teatro popular: o diretor mineiro Gabriel Villela, com seu universo barroco, musical, colorido e popular; a dramaturga Claudia Barral, nascida em Salvador e inspirada pelas narrativas, poesias e culturas locais do sertão baiano; e o grupo do interior paulista Os Geraldos, cuja trajetória, de 16 anos, foi sempre traçada na cultura popular, realizando, com seus espetáculos, ampla circulação pelo Brasil principalmente das cidades pequenas – foram mais de 80 municípios, de nove estados brasileiros, além de três outros países: Argentina, Peru e Marrocos.

A turnê conta com o patrocínio master da Vale, multinacional brasileira de mineração e uma das maiores operadoras de logística do país. A Vale é reconhecida como uma das principais empresas de mineração do mundo e a maior produtora de minério de ferro, pelotas e níquel.

Sobre o grupo

Os Geraldos tem sede em Campinas (SP) desde 2008 e atua em três frentes de trabalho: Criação Artística, ao criar e manter em circulação seus espetáculos; Projetos Formativos, ao oferecer cursos sobre a arte do ator e gestão cultural, a partir da prática do grupo e de pesquisas de mestrado e doutorado de seus integrantes; e Territórios Culturais, ao instituir espaços que possam sediar, para além das atividades do grupo, outros eventos artísticos, como ocorre em sua atual sede, o Teatro de Arte e Ofício (TAO), um dos mais importantes espaços culturais de Campinas.

O grupo já circulou por mais de 100 municípios, de três países e de dez estados brasileiros, e foi indicado ao Prêmio Governador do Estado de Territórios Culturais (2017), além de receber mais de 40 prêmios, em festivais nacionais e internacionais e é filiado ao ISPA (Sociedade Internacional de Artes Performativas) desde 2023, em 2024 partirá para Barcelona para participação do projeto La Casa del Teatre Nu: Residency for Performing Artists.

Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico. Crédito: João Caldas

Residência artística

Oficina de Gestão Cultural 30/08

Horário: 14h às 16h
Ministrantes: Tatiana Alves e Carolina Delduque

Acompanhamento de Montagem Técnica- 29/08

Horário: 16h às 17h
Ministrantes: João Fernandes e Gileade Batista

Acompanhamento do Ensaio Musical- 30/08

Horário: 16h às 17h
Ministrante: Everton Gennari

Oficina “A Música e a Cena”- 28/08

Horário: 18h às 20h
Ministrantes: Everton Gennari e Paula Guerreiro
Inscrições para as oficinas pelo Link

Serviço

O que: Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico
 Data: 30 e 31 de agosto, sexta e sábado, às 19h
Local: Teatro João do Vale (R. da Estrela, 283 – Centro, São Luís – MA)
Entrada franca. Os ingressos estarão disponíveis para retirada através do link do sympla (Link)
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Lotação: 215 lugares

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias