Sampaio denuncia o próprio atleta à Justiça Desportiva por pênalti que favoreceu ABC
Jogador teria cometido pênalti que favoreceu o ABC no jogo do último domingo (18)
O Sampaio Corrêa apresentou uma denúncia ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra Jhonata Varela, atleta do próprio clube, nesta quinta-feira (22). A ação foi motivada por um pênalti cometido pelo volante contra o ABC, em partida válida pela 17ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.
A equipe maranhense entende que Jhonata colocou a mão na bola de maneira deliberada na área. O pênalti foi marcado e resultou em gol de empate do ABC. A partida representava um confronto direto e o empate foi um balde de água fria para a Bolívia Querida, que agora está praticamente rebaixada.
De acordo com o documento, assinado por Perez Paz, vice-presidente e diretor jurídico do Sampaio, Jhonata Varela cometeu uma “infração de forma deliberada e sem justificativa plausível”.
Na denúncia apresentada ao STJD, o departamento jurídico do tricolor maranhense afirma não haver evidências conclusivas para explicar a motivação de Jhonata Varela no ato de cometer um pênalti contra a sua própria equipe.
Apesar disso, é destacado que o atleta foi formado no ABC e tem família residente na cidade de Natal, onde o clube está sediado.
O mesmo documento informa que Jhonata Varela foi suspenso pelo Sampaio e teve prazo para apresentar defesa até a última terça-feira (20). No entanto, o volante não se manifestou sobre o caso. O departamento jurídico do Sampaio considera que o volante cometeu infrações nos artigos 243 e 243-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
Os artigos em questão versam sobre prejuízo proposital à equipe que o atleta defende e atuação de forma contrária à ética desportiva para influenciar no resultado do jogo.
A infração disciplinar nesses casos varia entre uma multa com valor de R$ 100 a R$ 100 mil, suspensão entre 180 a 360 dias ou de 12 a 24 partidas. Em caso de reincidência, pode ocorrer até mesmo eliminação do esporte.