Relatora Especial da ONU visita o Maranhão para avaliar o racismo e a discriminação racial
A Relatora Especial avaliará o progresso e os desafios para alcançar a igualdade racial e eliminar a discriminação racial, inclusive o racismo estrutural
O Maranhão recebe hoje (9), a visita da Relatora Especial da Organização das Nações Unidas (ONU) — Sra. Ashwini K.P. Ela está em missão oficial no Brasil para avaliar o progresso e os desafios para para alcançar a igualdade racial e eliminar a discriminação racial, inclusive o racismo estrutural.
Além do Maranhão, a Relatora da ONU visitará ainda Brasília e os estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e a Região Sul, onde vai se encontrar com representantes do governo e com a sociedade civil para tratar das mesmas pautas.
O encontro acontece às 17h30, no Centro de Iniciação do Trabalho(CIT), que fica no território do Quilombo Liberdade, localizado na Praça Negro Cosme – Rua Roma Velha, Av. Quarto Centenário, s/n, Fé em Deus.
A reunião foi articulada pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Direitos Humanos, junto à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).
Ao fim de sua visita, a Relatora realizará uma coletiva de imprensa para apresentar as suas conclusões e recomendações. A coletiva será online, às 11:00 (horário de Brasília) na sexta-feira, 16 de agosto de 2024, de forma a permitir participação de jornalistas de todo o Brasil.
A Relatora Especial apresentará um relatório resumindo sua visita e fazendo recomendações ao Brasil no Conselho de Direitos Humanos da ONU em junho de 2025.