RECONHECIMENTO

Professora maranhense conquista prêmio MapBiomas com projeto inovador na área da biologia

A educadora alcançou a posição na categoria Aplicações em Escolas da Educação Básica

Governo do Maranhão/Divulgação

A professora Rosa Maria Duarte Veloso, que ministra a disciplina Biologia no Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, no município de Pastos Bons, Médio Sertão maranhense, foi agraciada com o 1º lugar no Prêmio MapBiomas, na categoria Aplicações em Escolas, que avalia iniciativas da Educação Básica que utilizem dados obtidos através do Google Earth Engine para revelar as transformações do território brasileiro através do fazer científico. 

Premiado durante solenidade do 9º Seminário Anual do MapBiomas, realizado em Brasília/DF, o projeto “Mapeamento e classificação dos Olhos d’Água em locais urbanos de Pastos Bons – Maranhão” busca contextualizar os descritores de Matemática (D36 e D37) com Biologia, reforçando a habilidade de leitura, interpretação de gráficos e tabelas.

O projeto também proporciona debate de temas urgentes como racismo ambiental, justiça climática, microplásticos na natureza, doenças veiculadas pela água, mudanças climáticas, diversidade socioambiental, alfabetização em futuros, identidade e territórios, memória e resistência; destacando-se por sua inovação e impacto no município.

O Prêmio MapBiomas é uma iniciativa de destaque nacional, que reconhece e valoriza projetos educacionais que utilizam dados geoespaciais e imagens de satélite para promover a conscientização ambiental e a educação sustentável. Em sua 6ª edição, o Prêmio se consolidou como um importante instrumento de fomento de práticas pedagógicas inovadoras e integradas com a realidade ambiental do Brasil.

Esse estímulo é fundamental para que as escolas desenvolvam metodologias que aliem o conhecimento teórico com a prática e possibilitem a análise crítica do ambiente.

“A importância do Prêmio MapBiomas vai além do reconhecimento individual, reflete o nosso compromisso, enquanto professores da Rede Pública do Maranhão, com a excelência educacional e a responsabilidade ambiental, essencial para o enfrentamento dos desafios ecológicos contemporâneos e no preparo das futuras gerações para enfrentá-los. No contexto do município de Pastos Bons, as nascentes, conhecidas como os olhos d’água, desempenham uma importante função na dinâmica da natureza, portanto é de grande importância observar a erosão do solo e evitar possíveis focos de contaminação. A água é um recurso natural valioso e muito importante para a preservação da vegetação ciliar, sobretudo nessa região de Cerrado”, enfatizou a professora Rosa Maria. 

O projeto consistiu na utilização de imagens de satélite e dados geoespaciais da plataforma MapBiomas Brazil Collection 8 para mapear e classificar os olhos d’água presentes em áreas urbanas, a presença de pasto e o impacto das queimadas na cobertura do solo no município de Pastos Bons. Este trabalho visou identificar e catalogar essas fontes de água, muitas vezes negligenciadas, e avaliar seu estado de conservação e as possíveis ameaças a que estão sujeitas. 

A abordagem técnica envolveu a análise de imagens de satélite para a detecção de corpos d’água e a aplicação de técnicas de geoprocessamento para classificar e monitorar as mudanças ao longo do tempo. Durante esse processo, a equipe identificou focos de desmatamento, queimadas, compactação do solo, lixo à céu aberto, nascentes com a presença de ferrobactérias ou super exploradas pela comunidade. 

Os estudantes participaram ativamente do projeto e as famílias também foram envolvidas durante o trabalho de campo. Foram realizadas atividades práticas como a coleta de dados, a análise de imagens e a elaboração de mapas relatórios sobre o impacto ambiental a situação de cada olhos d’água avaliados.

Outro ponto importante é que os membros do projeto promoveram uma conscientização significativa junto à comunidade que vive no entorno dessas nascentes para a importância da preservação dos recursos hídricos, explorando práticas de educação ambiental.

A conquista do prêmio ressalta a qualidade e a relevância do projeto, evidenciando a capacidade da educação maranhense em abordar questões ambientais com metodologias inovadoras e tecnológicas.

Disciplinas Eletivas

Nos Centros Educa Mais, os alunos têm à disposição, além das aulas tradicionais, um cardápio de disciplinas eletivas nas mais diversas áreas do conhecimento, como: Robótica, Protagonismo Juvenil, Iniciação Científica, Esporte, Cultura, entre tantas outras. 

Essas disciplinas são escolhidas pelos estudantes no início de cada semestre letivo, de acordo com o projeto de vida de cada um, e são trabalhadas de forma integrada com as demais áreas de conhecimento.

Durante todo o semestre, professores e alunos desenvolvem projetos de pesquisa sobre as disciplinas envolvidas e, na culminância, eles têm a oportunidade de apresentar aos colegas e a toda comunidade escolar o resultado do empenho e dedicação que tiveram em seus estudos. 

O projeto “Mapeamento e classificação dos Olhos D’Água em locais urbanos de Pastos Bons – Maranhão” é resultado das atividades produzidas na eletiva de base “Protagonizando a Matemática”, implementada no Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres para a recomposição de aprendizagens. Como resultado, ocorreu a ampliação do repertório dos alunos sobre o bioma Cerrado, diversificando e aprofundando conteúdos trabalhados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na segunda etapa do projeto, a unidade escolar aplicou uma avaliação diagnóstica envolvendo atividades contextualizadas que envolvessem a matemática, com suporte do professor Américo Ribeiro.

*Da assessoria | Governo do Maranhão

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