Morre o ex-reitor da UFMA, professor doutor Othon Bastos
Othon Bastos estava internado no hospital São Domingos, lutando contra um câncer.
Morreu nesta sexta-feira (30), o professor doutor em Farmácia, Othon de Carvalho Bastos. Othon estava internado no hospital São Domingos, lutando contra um câncer.
Othon Bastos foi reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) entre 1996 e 2003 e reitor da Universidade Virtual do Estado do Maranhão (UNIVIMA). Graduado em Farmácia, pela UFMA, o professor doutor em Famácia Othon Bastos tinha Mestrado e Doutorado em Imunologia, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (SP).
Othon Bastos foi também secretário de Ciência e Tecnologia nos governos Zé Reinaldo e Jackson Lago entre 2003 e 2009; secretário municipal de Educação de São Luís na gestão de João Castelo entre 2011 e 2012; membro da Academia Nacional de Farmácia e consultor da Fundação Sousândrade.
Na Fundação, ele também coordenou os cursos de especialização conducentes aos mestrados em Farmácia e Marketing e Comunicação. A Universidade Federal do Maranhão emitiu uma nota lamentando a morte do ex-reitor. Confira a nota:
É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento do professor Othon de Carvalho Bastos, ex-reitor da UFMA, que esteve à frente da instituição entre 1996 e 2003. Nome referendado no Maranhão quando o tema é Educação a Distância, o professor Othon Bastos foi um visionário, defendendo, há mais de 20 anos, a ampliação do acesso ao ensino superior através dessa modalidade.
Graduado em Farmácia pela própria UFMA, Othon Bastos era Mestre e Doutor em Imunologia pela Universidade Estadual de Campinas (SP). Ele teve uma carreira notável, com contribuições significativas tanto em cargos técnicos quanto administrativos. Entre suas atuações mais marcantes, destacam-se seus dois mandatos como reitor da UFMA, sua passagem pela reitoria da Universidade Virtual do Estado do Maranhão (UNIVIMA), e os cargos de secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e secretário de Educação de São Luís. Além disso, foi membro da Academia Nacional de Farmácia e consultor da Fundação Sousândrade.
Sua relação com a UFMA começou na década de 1960, como aluno do curso de Farmácia, e se fortaleceu ao longo dos anos. Em 1979, já com seu doutorado, voltou à UFMA para criar um centro de pesquisa e pós-graduação em imunologia. Seu trabalho teve grande impacto, especialmente na área de imunologia de doenças tropicais, e foi reconhecido internacionalmente com prêmios, incluindo um do Ministério de Relações Exteriores da França.
A comunidade acadêmica lamenta a perda de Othon Bastos, um educador que deixou um legado de conhecimento, inovação e compromisso com a educação superior.
Aos familiares, amigos e colegas, nossos sentimentos e solidariedade neste momento de dor.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: