Morre Alain Delon, galã do cinema francês, aos 88 anos
Ator sofreu um derrame em 2019 e, desde então, enfrentava problemas de saúde
Morreu neste domingo (18) o ator Alain Delon, astro do cinema francês, aos 88 anos. A notícia foi publicada pela mídia do país.
Ele sofreu um derrame em 2019 e, desde então, enfrentava problemas de saúde. Após o acidente vascular cerebral (AVC), Delon lutava para encerrar a vida por meio de suicídio assistido.
O ator nasceu em 8 de novembro de 1935, em Sceaux, Hauts-de-Seine, na França. Delon atuou em diversos filmes, sendo que os mais famosos foram Rocco e seus irmãos, O samurai, O sol por testemunha e Cidadão Klein.
Antes de estrelar no cinema francês, Delon trabalhava como aprendiz de açougueiro ao lado do pai. Depois, se alistou como fuzileiro naval e foi dispensado em 1955. O artista fez amizades com atores de cinema após fazer trabalhos temporários.
Após comparecer no festival de cinema de Cannes em 1957, o francês chamou a atenção de um produtor americano, que lhe ofereceu contrato com a condição de aprender inglês. No entanto, decidiu construir a carreira na França após conhecer o diretor Yves Allégret.
A morte de Delon foi lamentada pelo presidente francês Emmanuel Macron, que lembrou do legado do ator.
“Monsieur Klein ou Rocco, o Guepardo ou o Samurai, Alain Delon desempenhou papéis lendários e fez o mundo sonhar.” Emprestando seu rosto inesquecível para virar nossas vidas de cabeça para baixo. Melancólico, popular, secreto, ele era mais que uma estrela: um monumento francês”, disse Macron, na rede social X (antigo Twitter).
Emmanuel Macron