Ranking

Maranhão não perde 3° vaga da Copa do Brasil

Ranking oficial das federações será divulgado após o término do Brasileirão, pela Confederação Brasileira de Futebol. Maranhão está à frente do Rio Grande do Norte.

Reprodução

Apesar das constantes especulações de que o estado do Maranhão poderá perder a terceira vaga da Copa do Brasil de 2025 para o Rio Grande do Norte, nada está definido, mas dificilmente isso acontecerá. É o que revela o matemático Manoel Martins, ao apontar a forma como são feitos os cálculos que afetam a mudança nas posições.

De acordo com a última publicação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para 2024, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) tinha, no fim da temporada 2023, um total de 7.389 pontos, na décima quarta posição, 726 a mais que a FRN, potiguar (6.663). Logo em seguida vêm as federações da Paraíba (5.631) e Amazonas (5.279).

Entre os critérios adotados para fechamento dos cálculos está a subida de um clube para outra divisão, valendo 200 pontos no caso da Série C. Isso não vai acontecer com nenhum clube do Rio Grande do Norte, levando-se em consideração as posições nas duas divisões que disputou nesta temporada: C e série D. Na Terceirona,  o time do ABC hoje ocupa a 16ª colocação, com 18 pontos, apenas dois a mais que o Sampaio Corrêa. Portanto, não há como o futebol maranhense ser ultrapassado pelo Rio Grande do Norte, no ranking  das federações, segundo cálculos do matemático.

O esclarecimento vem a propósito de informações desencontradas e do silêncio da Federação Maranhense de Futebol que, procurada pela reportagem não deu nenhuma resposta sobre a situação nas últimas horas. Caso o Maranhão ficasse de fora da próxima Copa do Brasil, o estado seria representado apenas por Sampaio Corrêa (campeão maranhense de 2024) e Maranhão Atlético Clube, vice-campeão. A terceira vaga permanece, segundo Martins.  Nesse caso, seria ocupada por Imperatriz (terceiro colocado) ou Moto Club (quarto), pois, de acordo com o regulamento do Estadual, o terceiro lugar disputará a Copa ou a Série D do ano seguinte.

O Imperatriz até o momento ainda não se manifestou sobre a escolha, o que ocorrerá somente após a divulgação do ranking oficial por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após o encerramento do Brasileirão, Série A, no próximo mês de dezembro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias