SOCORRO

MA receberá recursos federais para combate a incêndios; estado já contabiliza mais de 1.800 focos em agosto de 2024

Os municípios maranhenses com mais focos neste mês de agosto foram Mirador, Balsas e Alto Parnaíba, segundo o INPE

Monitoramento por satélite do INPE mostra focos de incêndio (em vermelho) no Maranhão e demais estados. Créditos - Reprodução

O Maranhão é um de 19 estados que receberão o apoio de brigadas federais temporárias para a prevenção e o combate aos incêndios florestais. O Governo Federal autorizou a contratação de brigadas federais temporárias para a prevenção e o combate às queimadas — oficializadas por meio da Portaria do Ibama (nº 114/2024).

A medida autoriza o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a estruturar brigadas em um conjunto de cidades brasileiras afetadas pelas queimadas, com estruturas e tamanhos diversos.

Além das brigadas de combate direto ao fogo, o normativo ainda prevê a contratação de equipes especializadas, que atuam como uma força de elite no combate aos incêndios florestais, operando principalmente em ações de combate ampliado.

No Maranhão, serão contemplados os municípios: Amarante do Maranhão, que vai receber cinco equipes; Montes Altos, Buriticupu e Fernando Falcão, que receberão duas brigadas cada.

São as equipes de Pronto Emprego — cuja mobilização ocorre em menos de 24 horas, para qualquer região do país — e Pronto Emprego Logística. Essas equipes podem integrar até 36 brigadistas e serão alocadas na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins e Rondônia.

Outras contratações incluem profissionais de “queima prescrita”, uma técnica de manejo para conter o avanço de incêndios florestais durante períodos de seca. O Maranhão também será uma das unidades federativas contempladas com esse envio, junto com Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Goiás e Roraima.

O PrevFogo é o responsável pela seleção, contratação, administração e gerenciamento das atividades das brigadas. A portaria também autoriza a contratação de supervisores estaduais e federais de prevenção, monitoramento, logística, serviço de operações (SOP) e tiro quente, para apoiar as coordenações estaduais do Prevfogo.

Índices

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) já contabilizou 6.558 focos de incêndio no Maranhão. Até o momento este ano, foram 1.829 focos — uma redução em relação ao mesmo período em 2023: quando foram 2.431 registros.

Os municípios com mais focos neste mês de agosto foram Mirador, Balsas e Alto Parnaíba. Os biomas que mais sofrem com o fogo, segundo o INPE, são o Cerrado e a Foresta Amazônica.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias