Empreendedorismo e pesquisa

Inscrições do programa Inova Cerrado são prorrogadas até 15 de setembro

Oportunidade visa contemplar 30 ideias de empreendedores e pesquisadores do Maranhão.

Dois projetos foram contemplados pela entrada direta para a turma do Inova Cerrado (Foto: Divulgação)

As inscrições para o Inova Cerrado foram prorrogadas até o dia 15 de setembro, oferecendo mais uma chance para empreendedores e pesquisadores de todo o Maranhão submeterem suas propostas focadas em bioeconomia e sustentabilidade para a região do Cerrado. O objetivo é a preservação do bioma Cerrado, que cobre 64% do território maranhense, e possui um enorme potencial para negócios inovadores que promovam a conservação da natureza. César Guimarães, gerente de Inovação do Sebrae Maranhão, destaca a importância dessa extensão do prazo:

“A prorrogação das inscrições permite que mais empreendedores possam submeter suas propostas, pensando em como o bioma Cerrado pode oferecer oportunidades para gerar novos negócios, inovadores e sustentáveis. Podem participar tanto potenciais empreendedores quanto startups, pesquisadores, e até empreendedores tradicionais, desde que tenham como foco o uso sustentável dos insumos que o bioma oferece.”

O edital é aberto para empreendedores de todas as regiões do estado, inclusive para aqueles que não estão localizados diretamente nos municípios que fazem parte do Cerrado do Maranhão. Pesquisadores com soluções inovadoras, produtos e tecnologias baseadas em insumos oriundos do Cerrado também são encorajados a participar.

Os projetos escolhidos terão a oportunidade de participar de uma jornada de pré-aceleração e ideação. Ao final desse processo, as três melhores propostas poderão receber apoio financeiro e investimentos para escalarem seus negócios e alcançarem novos mercados. Para mais informações sobre o edital e como participar, acesse: programas.sebraestartups.com.br/in/cerradoid2024.

Maratona

Nesse contexto, o Ideathon Inova Cerrado, evento organizado pelo Sebrae e realizado em Balsas nos dias 22 e 23, reuniu cerca de 50 participantes, entre estudantes, pesquisadores e empreendedores. Durante dois dias intensos, os participantes se dedicaram ao desenvolvimento de 10 projetos voltados para a solução de problemas locais identificados na região. Guilherme Kudss, diretor de operações da Ventiur, investidora e aceleradora de startups, participou como jurado e destacou a alta qualidade das soluções apresentadas.

Foram dois dias intensos de trabalho no Ideathon, voltados para elaborar projetos inovadores para o Cerrado (Foto: Divulgação)

“Foi excelente. Tivemos 10 times que desenvolveram suas ideias a partir de problemas identificados no Cerrado. Algumas soluções focaram em desafios locais, enquanto outras têm potencial para impactar todo o Brasil. As propostas foram de altíssima qualidade, com total dedicação das equipes”, comentou Kudss.

Entre os projetos destacados, dois chamaram a atenção. O primeiro é um sistema de irrigação inteligente para a agricultura familiar, voltado ao uso sustentável da água. Neliomar Fonseca, estudante do quinto período de Agrocomputação da UEMA, viu no Ideathon a chance de expandir seu projeto.

“Já estávamos desenvolvendo essa ideia e, ao saber do evento, vimos uma ótima oportunidade de divulgá-la e, quem sabe, obter mais apoio. Agora, com a vitória, estamos empolgados para participar do Inova Cerrado”, afirmou Neliomar. O segundo projeto premiado foi da equipe BioCare, composta por estudantes da Unibalsas, incluindo Vitória Figueiredo, caloura de Agronomia.

A proposta visa a utilização de biológicos no agronegócio, promovendo maior sustentabilidade nos processos produtivos. “Desde o primeiro evento da TXM, me apaixonei por essa temática. Ser campeã mais uma vez é incrível. Acredito que nossa ideia tem muito potencial para progredir e ser campeã no Inova Cerrado. Ver tantas pessoas inovando e buscando novas oportunidades é inspirador”, comemorou Vitória.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias