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Eleições 2024: A pergunta é… Projetos de mobilidade urbana para São Luís

O Imparcial retorna com a série “A pergunta é…”, a ser publicada todas as segundas-feiras até o início das eleições de 2024. O tema desta semana é Mobilidade Urbana.

Candidatos à prefeitura de São Luís (Foto: REprodução)

Na busca de promover discussões aprofundadas sobre temas fundamentais para o desenvolvimento urbano de São Luís, o jornal O Imparcial lançará, na editoria de política, a série “A pergunta é…”, a ser publicada todas as segundas-feiras até a semana das eleições de 2024.

Essa série tem como objetivo questionar todos os candidatos à prefeitura de São Luís, trazendo em cada edição uma pergunta específica. A intenção é que as respostas revelem não apenas as propostas dos candidatos, mas também os valores e compromissos que eles assumem em relação à cidade. O tema abordado na primeira edição é Mobilidade Urbana. O candidato à reeleição, o prefeito Eduardo Braide até o fechamento desta edição não havia respondida à solicitação de O Imparcial. Confira como os demais candidatos se posicionaram.

A pergunta é …. São Luís possui mais de 1. 200 mil habitantes sendo mais de 700 mil são usuários do transporte público coletivo, questões como passe livre e climatização de terminais e ônibus e qualidade, ciclovias transportes alternativos estão em debate. Caso a senhor (a) seja eleito (a) qual o seu projeto para melhorar a mobilidade urbana da capital maranhense?

DUARTE JR  – (PSB)

A atual realidade do transporte público de São Luís é vergonhosa. Quem precisa pegar ônibus todo dia sabe do que eu estou falando: as paradas são precárias, os ônibus são velhos, a grande maioria sem ar-condicionado, as linhas não atendem a todos os destinos.

Sem falar nos terminais de integração, que Braide prometeu reformar e construir mais três novos, mas não fez nem uma coisa nem outra. E o que é pior, o prefeito aumentou os repasses para as empresas de ônibus, com a promessa de melhorar o serviço, mas isso nunca aconteceu. Na verdade, a única coisa que aconteceu foi o aumento das passagens.

Minha prioridade será implementar um plano abrangente para transformar a mobilidade urbana em São Luís. Vamos transformar os terminais de integração em Shoppings de Serviços, com lojas pra comércio e serviços, lotéricas, lanchonetes, unidade do Viva Cidadão e creche para atender mães e pais que precisam trabalhar. Vamos modernizar toda a frota de ônibus, com a inclusão de veículos climatizados e a ampliação das linhas e horários para atender a todas as regiões da cidade. Faremos isso em parceria com o Governo Federal, através do programa Refrota. Já conversei com o presidente Lula sobre esse projeto e ele garantiu que vai me ajudar para que São Luís, definitivamente, tenha um transporte público digno, com ônibus novos,  ar-condicionado e acessibilidade. Também vamos trabalhar para garantir o passe livre aos estudantes da rede municipal de ensino. Essa medida vai aumentar a frequência escolar das crianças e vai impactar positivamente no orçamento familiar, ampliando o poder de compra das famílias e melhorando a qualidade de vida.

Outro eixo prioritário da nossa proposta é a expansão das alternativas de mobilidade. Vamos investir em corredores exclusivos para ônibus e vamos melhorar de forma geral a infraestrutura, com ciclovias interligadas. Além disso, melhoraremos a infraestrutura para pedestres, com a construção de calçadas acessíveis e bem conservadas, com pontos de ônibus requalificados e acessíveis. Enfim, essas são as medidas principais, com as as quais buscamos não apenas melhorar a qualidade e a eficiência do transporte público, mas também promover uma mobilidade mais inclusiva e sustentável para todos os habitantes de São Luís.

EDUARDO BRAIDE – (PSD)

As perguntas são enviadas a todos os candidatos e assessores, até o fechamento desta edição o candidato do PSD não respondeu à solicitação de O Imparcial.

FÁBIO CÂMARA (PDT)

Em quatro anos, eu vou revolucionar o sistema de transportes de São Luis. E vou fazê-lo, mudando o paradigma do transporte coletivo, muito à semelhança como se está fazendo já em mais de 100 cidades do Brasil, e fazendo com que seja o poder municipal a ditar as regras, não estando assim os munícipes de S. Luís reféns dos naturais interesses comerciais dos privados. Vou apostar na ‘tarifa zero’ sim, mas de forma progressiva e maneira responsável, em primeiro lugar beneficiando a faixa mais frágil da população, e em quatro anos atingindo todos os que usam o nosso transporte coletivo.

Mas vou bem mais longe: em quatro anos vou reformular toda a rede de transporte, criando novas rotas, reformulando outras, atendendo assim as verdadeiras necessidades da população, sobrepondo o interesse de quem usa o transporte coletivo ao interesse comercial dos privados. O “patrão” do novo Sistema de Transportes de São Luís vai ser a Prefeitura, que, através de uma autoridade municipal, além de reformular toda a rede, vai criar as condições para a renovação de toda a frota, acabando com a lata velha, e colocando ao serviço da população ónibus novos e com meios tecnológicos como o wifi e o GPS.

Para isso, vou criar um Fundo de Mobilidade que anualmente pode atingir mais de 1 bi, “alimentado” pelos valores do vale-transporte, que ultrapassa os 700 milhões de reais por ano, pelos mais de 200 milhões que representa anualmente o 1,35 que a Prefeitura paga aos privados como subsídio por cada passagem, um fundo que vai contar igualmente com uma taxa que vai incidir sobre os novos polos geradores de trafego, tal como se faz em outras capitais do Brasil, que vai também contar com as verbas do CFEM, a Contribuição Financeira da Exploração Mineral.

Iremos então abrir uma licitação, essa sim bem mais transparente, onde os privados serão remunerados através de um preço/quilometro que vai incluir o investimento que ele vai ser obrigado a fazer, os custos operacionais, os de manutenção da frota, e tudo o que permita a São Luís progressivamente estar na vanguarda do que de melhor se faz no transporte público em todo o Brasil.

FRANKLIN DOUGLAS (PSOL)

Há anos, as políticas da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte estão amarradas aos interesses dos donos das empresas de ônibus. É preciso acabar com isso. Lutaremos pela vitória do SIM para, logo no nosso primeiro dia como prefeito, regulamentaremos o Passe Livre Estudantil, garantindo a gratuidade nos transportes a todos os estudantes. Vamos dar transparência à planilhados custos do transporte de São Luís. Aplicaremos de forma mais eficiente possível os R$ 63 milhões do Orçamento destinados à SMTT. Vamos propor a criação de uma nova malha viária para acidade, integrando vias locais para desafogar as vias troncais.

A curto prazo, já propondo as áreas não edificantes para viabilizar, a médio e longo prazo, os novos corredores, ciclovias e vias exclusivas motos, mototáxis e moto-entregadores. A experiência do BRT do governo do Estado, que pretendia ligar o Alphaville ao Calhau foi um fracasso. Propomos uma via exclusiva de ônibus interligando Maiobão-Forquilha-Anil-João Paulo-Anel Viário, beneficiando as classes populares de nossa cidade. Para isso, é preciso quebrar a lógica das políticas de mobilidade dos dois candidatos do governo e livrar São Luís das correntes do passado!

FLÁVIA ALVES (SOLIDARIEDADE)

A mobilidade urbana impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas. São Luís nunca teve uma gestão que pensasse na mobilidade de forma ampla, voltada não apenas para motoristas, mas também atenta às necessidades dos ciclistas, pedestres e usuários de transporte público. Eleita prefeita de São Luís, a mobilidade urbana será uma das minhas prioridades. Vamos elaborar e implementar o Plano de Mobilidade Urbana de São Luís. Esse é um trabalho no qual a participação popular é indispensável. Não podemos continuar com modelos ultrapassados de gestões que priorizam obras eleitoreiras, mas que, de fato, não resolvem os problemas.

O Plano de Mobilidade Urbana envolve a construção de dois novos terminais de integração em áreas estratégicas, para melhorar a conectividade e reduzir o tempo de deslocamento, bem como contempla a modernização dos terminais que já existem, por meios de parcerias público-privadas, garantindo que esses espaços sejam acessíveis, seguros e confortáveis.

O transporte coletivo será ampliado e renovado. Temos coragem e iremos garantir que as empresas, contratas para realizar o serviço de transporte coletivo, amplie a frota de ônibus e a renove os coletivos para oferecer um transporte público de qualidade. Além disso, vamos revisar e otimizar as rotas e paradas de ônibus, para que o sistema seja mais eficiente e atenda melhor todas as regiões da cidade.

O plano de mobilidade está comprometido com a implantação de uma rede cicloviária robusta. Nosso objetivo é construir, no mínimo, 100 km de ciclovias por ano em zonas estratégicas, incentivando o uso de bicicletas como meio de transporte alternativo, saudável e sustentável.

Um projeto inovador que pretendemos implementar é a primeira linha de Trem Urbano Elétrico de São Luís, que conectará a zona rural ao centro da cidade. Sabemos que este é um projeto ambicioso e desafiador, mas acreditamos que, com parcerias e planejamento estratégico, é possível transformar a mobilidade na capital e proporcionar um transporte moderno e eficiente para todos.

Por fim, vamos garantir a segurança e acessibilidade dos pedestres com a implantação de passarelas e vias exclusivas para pedestres em áreas de alto fluxo de trânsito. Essas ações, juntas, planejadas em parceria com a comunidade, visam não só a melhoria imediata da mobilidade, mas também a construção de uma cidade mais integrada, acessível e sustentável para o futuro.

SAULO ARCANGELI – (PSTU)

Diante do caos na mobilidade urbana de São Luís, criaremos a Companhia Municipal de Transporte Público e ter frota e rodoviários concursados, como já acontece em algumas prefeituras. Defendemos acabar com as concessões para as empresas que oferecem um transporte de péssima qualidade e não cumprem os contratos (ônibus velhos, frota reduzida, sem ar-condicionado e com desrespeito aos trabalhadores e trabalhadoras).

Instituiremos o passe livre para estudantes e desempregados e caminhar para a tarifa zero para toda a população que garantam acesso pleno à escola, ao lazer, ao esporte, à cultura, ao convívio com os familiares. Necessário garantir ciclovias conectadas e ciclofaixas (temos apenas 40 km de ciclovias na cidade). Apoiaremos toda forma de organização dos trabalhadores para garantir o transporte das pessoas, inclusive o transporte alternativo que precisa ser regulamentado para garantir conforto e segurança aos usuários.

As paradas de ônibus precisam ser adaptadas e iremos cumprir a lei de muros e calçados que prejudicam a mobilidade urbana. Sobre terminais de integração, iremos ver a melhor forma de garantir mais opções de ônibus e teremos pontos de conexão com outros modais, como o BRT, VLT e estudos sobre o Metrô. Mas a nossa prioridade será o transporte coletivo, pedestre e ciclistas. Chamamos a população para votar pelo passe livre estudantil no plebiscito que vai ocorrer no dia 06 de outubro, no dia das eleições!

YGLÉSIO MOISES – (PRTB)

São Luís enfrenta graves desafios no que tange à mobilidade urbana, e nosso plano de governo aborda essas questões com um conjunto robusto de soluções que buscam modernizar e tornar mais eficiente o transporte público, além de promover alternativas sustentáveis de mobilidade.

Primeiramente, pretendemos renovar e expandir a frota de ônibus, garantindo veículos mais modernos, acessíveis e sustentáveis, além de climatizar os terminais de integração para oferecer mais conforto aos usuários. A implementação de um sistema integrado de transporte, que inclui o estudo para a implantação de VLTs/BRTs e a criação de um consórcio intermunicipal, será essencial para otimizar a mobilidade na ilha e suas regiões metropolitanas.

Adicionalmente, a expansão da malha cicloviária será priorizada para garantir segurança aos ciclistas e incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte alternativo. Estações de bicicletas compartilhadas serão criadas em pontos estratégicos, integrando-se ao sistema de transporte público.

Nosso plano também dedica atenção especial aos motociclistas, com a implantação de motofaixas em avenidas de alto fluxo para reduzir acidentes e melhorar a fluidez do trânsito. Além disso, espaços exclusivos para motocicletas serão criados nas proximidades dos terminais de ônibus e áreas de grande circulação, garantindo maior segurança e organização.

Reconhecemos o papel crucial dos motoristas de aplicativo na mobilidade urbana moderna. Por isso, promoveremos campanhas de conscientização e respeito no trânsito, além de estudar a implementação de políticas que favoreçam a segurança e a eficiência desses profissionais em nossa cidade. O aplicativo de transporte público será aprimorado para que seja mais acessível e funcional, permitindo monitoramento em tempo real e melhorando a experiência dos usuários.

Por fim, as tarifas de transporte serão revistas com a intenção de reduzir o custo para a população, sem comprometer a qualidade do serviço. A adoção de ‘corredores exclusivos para ônibus’ reduzirá o tempo de deslocamento e promoverá uma maior eficiência do sistema de transporte coletivo.

Nosso compromisso é oferecer soluções práticas e viáveis para que a mobilidade urbana em São Luís seja eficiente, sustentável e acessível a todos, considerando as necessidades de todos os grupos de usuários, incluindo ciclistas, motociclistas, motoristas de aplicativo e passageiros do transporte público.

WELLINGTON DO CURSO (NOVO)

A mobilidade urbana de uma capital como São Luís tem que ser tratada com respeito e planejamento, duas coisas que a atual gestão não tem, e eu explico o motivo. A mobilidade abrange desde o trânsito, geometria de vias, os veículos, a movimentação das pessoas, o transporte público e partindo desse princípio, nós temos que pensar, planejar e executar o melhor projeto para todos! Não adianta um trânsito livre para veículos e o pedestre sem uma travessia segura, ou o transporte público sem qualidade, sem fiscalização.

Não adianta projeto de ciclovia só no papel, enquanto ciclistas são mortos no trânsito. Precisamos avançar ainda mais, precisamos pensar a cidade para as pessoas. A prefeitura tem pecado na fiscalização do transporte público, tem permitido que greves prejudiquem o nosso povo, tem realizado obras sem conversar com a população, sem planejamento e às vésperas de eleição. Antes de ser boa para quem é de fora ou de quem por ali passa, a cidade tem que ser boa para quem mora e vive por aqui.

Vamos priorizar o transporte público, ampliar a frota e não somente repor ônibus. Vamos construir passarelas para dar fluidez ao trânsito e segurança ao pedestre. Vamos implantar semáforos modernos e uma gestão de tráfego eficiente, projetar obras que incluam ciclovias, faixas de pedestres, ciclovias e integração da gestão da Mobilidade Urbana com a gestão territorial (Plano Diretor, Lei de uso e ocupação do solo).

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