Brasil encerra sua participação nos Jogos Olímpicos com 20 medalhas
Embora o número total de pódios seja significativo, o desempenho não alcançou os recordes estabelecidos em edições anteriores dos Jogos Olímpicos.
O Brasil encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris com a conquista de duas medalhas, uma prata no futebol feminino e um bronze no vôlei feminino.
Com isso, o país não terá representantes em disputa no último dia da competição, quando ainda restam medalhas a serem decididas, mas sem brasileiros envolvidos.
No total, o Brasil conquistou 20 medalhas em Paris: três ouros, sete pratas e dez bronzes. Embora o número total de pódios seja significativo, o desempenho não alcançou os recordes estabelecidos em edições anteriores dos Jogos Olímpicos.
A performance em Tóquio 2020 continuará sendo o padrão de excelência para o Brasil, com a maior quantidade de ouros (sete), o maior total de medalhas (21), a melhor posição no quadro geral (12º lugar) e o maior número de modalidades diferentes subindo ao pódio (13).
A principal queda em Paris foi no número de medalhas de ouro. O Brasil conquistou três ouros, igualando o desempenho de Atlanta 1996, Pequim 2008 e Londres 2012, e ficando atrás dos Jogos do Rio 2016 e de Atenas 2004.
A única exceção foi Sydney 2000, quando o país não conquistou nenhuma medalha de ouro.
No total de medalhas, Paris fica atrás apenas de Tóquio, marcando duas edições consecutivas com 20 pódios.
Contudo, o Brasil não conseguiu conquistar medalhas em novas modalidades e terminou com 11 esportes medalhistas, ficando atrás dos Jogos de Tóquio e Rio, que tiveram 12 modalidades premiadas.
A Olimpíada de Paris será oficialmente encerrada neste domingo (11) com a cerimônia de encerramento no Stade de France, programada para começar às 16h (horário de Brasília).
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou que a dupla Duda e Ana Patrícia, campeãs olímpicas no vôlei de praia, serão responsáveis por carregar a bandeira do país na cerimônia.